sexta-feira, 26 de junho de 2020

Rapidinhas desta sexta-feira...

Imperatriz - Alguns principais campeonatos na Europa, já conhecem seus campeões. O primeiro foi o francês, que decidiu não retomar o campeonato por conta do Covid-19 e homologou o PSG como atual campeão. Na Inglaterra, o Liverpool, beneficiado com a derrota do Manchester City para o Chelsea (2 x 1), ficou com o título. Na Alemanha deu Bayern de Munique. No espanhol, Real Madrid e Barcelona, empatados em números de pontos, brigam pelo título. Já o italiano e português, ainda, não definiram seus campeões. 

Data prevista
Em reunião na quinta-feira (25), por videoconferência, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu com os clubes a previsão de início do Brasileiro Série A para o dia 9 de agosto, enquanto a Série B, no dia 8. Caso alguma cidade não tenha a liberação da Prefeitura local para o retorno do futebol, 19 clubes concordaram em jogar em outras cidades. A exceção foi o Athletico-PR. A CBF prevê o encerramento do Brasileiro em fevereiro de 2021.

Maranhense
Com a decisão da CBF de previsão do início da Série B para o dia 8 de agosto, a Federação Maranhense de Futebol (FMF) vai ter que rever a data do jogo do Sampaio com o Juventude, marcada para o mesmo dia. Como esse jogo faz parte da última rodada da primara fase do Maranhense e precisa acontecer no mesmo dia e horário dos outros, o ideal seria a FMF antecipar o retorno do estadual para o dia 1º de agosto e a última rodada da 1ª fase aconteceria no dia 5. Com isso a primeira fase terminaria antes do início da Série B e o Sampaio não teria choque de datas. O problema vai ser para a sequência do estadual. Caso o Sampaio se classifique direto para as semifinais do Maranhense, a FMF vai ganhar um fôlego extra, já que o Tricolor só voltaria a jogar dias 19 e 22 de agosto, datas das semifinais, caso a tabela seja mantida, ou uma semana antes, em caso do estadual retornar dia 1º. O certo é que a FMF vai ter que alterar as datas dos jogos do Sampaio de acordo com a tabela da Série B.

Imperatriz
Pelo menos com relação ao Imperatriz, a FMF não vai ter essa preocupação, já que a CBF, ainda, não definiu quando a bola começa a rolar na Série C. Com relação a Copa do Nordeste, o supervisor do Cavalo de Aço, Zé Rui, disse, na reunião por videoconferência, que o jogo com o Frei Paulistano, pela última rodada da 1ª fase, pode não acontecer, já que as duas equipes não tem mais chances de classificação para a 2ª fase. Seria uma forma, inclusive, de evitar gastos, já que a CBF aprovou sede única para o restante da Copa do Nordeste e as despesas de viagens, estadia, alimentação e etc, das equipes vão ser bancadas pela Liga do Nordeste/CBF. Quanto a Série D, onde Moto Club e Juventude representam o Maranhão, a CBF, também, não definiu a data de início.

Indefinição
Um assunto não ficou definido na reunião da FMF com os clubes, quando da decisão do retorno do estadual e a manutenção dos jogos de acordo com o que está na tabela: quem vai bancar os testes de jogadores, comissão técnicas, arbitragem, maqueiros, gandulas, imprensa e etc nos jogos do maranhense? Os clubes já vão bancar testes para seus jogadores e comissão técnica antes do retorno aos treinos, já que não pode retornar sem cumprir este protocolo de segurança. Pelo que entendi na reunião, a Federação jogou essa responsabilidade para os clubes mandantes. Se os clubes não estão tendo condições de pagar os salários dos seus jogadores, tanto que a CBF fez repasse para Sampaio, Imperatriz, Moto e Juventude (clubes que disputam competições nacional), como vai conseguir bancar esses protocolos de segurança? É bom lembrar que a bola só volta a rolar mediante esse protocolos. Aliás, esse seria o primeiro ponto a ser discutido na reunião.

Higienização
Outra situação que precisa ser vista é quanto a higienização dos estádios onde vão ser realizados os jogos. Por exemplo: para acontecer o jogo entre Imperatriz e Sampaio, o estádio municipal Frei Epifânio precisa ser higienizado tanto para os treinos do Cavalo de Aço, quanto para o jogo. Além de no estádio ser disponibilizar álcool gel, lixeiras adequadas, distanciamento e máscaras para aqueles que não estão dentro das 4 linhas e etc. Assim será para todos os jogos. Caso contrário, não tem como ter jogo.

Estranho
Muito me estranhou a ausência de dirigente do Imperatriz na reunião com a FMF, tanto na primeira, quanto na segunda. O Cavalo de Aço foi o único clube a não ter presidente e nem vice na última reunião com a FMF. Na primeira, o vice Rodrigo Oliveira alegou que estava ocupado com outra missão. Na segunda, não houve nenhuma manifestação até o momento. Nada contra o supervisor Zé Rui, que representou o clube em ambas reuniões, mas como o assunto era bastante delicado, além de tratar sobre despesas, caso a sede única fosse aprovada, penso que deveria ter a presença de um dirigente do clube. 

Treinos
O presidente do Imperatriz Adauto Carvalho, em contato com o Blog, informou que a volta aos treinos será definida em reunião de diretoria na próxima semana. De acordo com o protocolo da FMF, os treinos estão liberados a partir de 7 de julho. Sem receita, a diretoria vai ter dificuldades em bancar o retorno de jogadores que estão fora da cidade. É bom lembrar que os clubes terão, no máximo, 30 dias de treinamento, antes da volta do estadual. Para quem ficou parado 3 meses, quanto mais tempo demorar retornar, pode se prejudicar quando a bola voltar a rolar. Todas as equipes tem o mesmo tempo para treinar. Vai depender de cada uma o dia da volta.

Live
A assessoria de imprensa do Imperatriz informou que o presidente Adauto Carvalho e o vice Rodrigo Oliveira vão participar da Live (Foto) do clube na próxima segunda-feira. Além de falarem sobre a reunião da FMF e do retorno do estadual, a expectativa vai ficar com relação a data de retorno do time aos treinamentos. Outra pergunta interessante é sobre contratações. Eloir vai vir ou não? E quanto as outras contratações? Lembrando que a Live acontece às 20h de segunda-feira, no Instagram do clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário