São Luís - Pela passagem do Dia Mundial do Autismo, transcorrido na segunda-feira (2), a deputada estadual Valéria Macedo (PDT) ocupou o pequeno expediente da Assembleia para lembrar a data, fazendo um relato sobre o assunto que segundo ela é um dos mais sérios e delicados e, infelizmente, negligenciado pelo poder público e pela sociedade em geral.
Segundo Valéria (Foto), na semana passada na Comissão de Saúde o assunto foi tratado, quando os deputados ouviram relatos de uma mãe de uma criança com autismo, moradora de São Luís.
“De modo apropriado e profundo aquela mãe fez um histórico dos problemas vividos, dentre os quais a completa ausência de políticas nos setores da saúde e da educação que possam diagnosticar o problema de forma precoce. A maioria das escolas também não está preparada para receber crianças com autismo”, relatou Valéria, explicando aos colegas as características da doença que segundo informou ainda não há estatísticas a respeito, mas em 2010, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02 de abril, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.
“ Falta aprovarmos projetos de leis em benefícios das pessoas acometidas da síndrome de autismo, especialmente nas áreas da saúde e da educação. Eu própria estou vou apresentar projeto em estudo sobre o problema, em breve, aqui nesta Casa”, finalizou Valéria.
Texto: ASSESSORIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário