sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Rapidinhas desta sexta-feira

Último jogo em casa foi contra o Botafogo-PB.
(Foto: Vagner Gregório)

Imperatriz - Com a vitória do Atlético-GO (3 x 1) sobre o Fluminense, na noite de quinta-feira (24), em Goiânia, estão definidos os cinco clubes classificados, remanescente desde o início da Copa do Brasil, e mais as onze que entram, a partir de agora para as oitavas de final. América-MG, Juventude, Botafogo, Ceará e Atlético-GO terão as companhias de Flamengo, Grêmio, Inter, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos e Athletico-PR (Libertadores), RB Bragantino (Série B), Fortaleza (Copa do Nordeste) e Manaus (Copa Verde). O sorteio para a definição dos jogos está previsto para acontecer no dia 1º de outubro. Poderemos ter Ceará x Fortaleza, clássico cearense; outro Grêmio x Inter, além de clássicos paulistas. Agora que a Copa do Brasil vai começar de fato de de direito.

Decisão
Após empate, sem gols, Moto Club e Sampaio voltam a campo neste sábado, 19h, no Castelão, em São Luís, para a decisão do Campeonato Maranhense da atual temporada. Invicto, o Rubro Negro chega a sua terceira decisão de título estadual, seguida. Em 2018 foi campeão, vencendo o Imperatriz; em 2019, novamente, com o Imperatriz, perdeu o título e, agora, enfrenta o Sampaio. Caso o jogo termine empatado, a decisão do título vai para os pênaltis.

Transmissão
Segundo informações da capital, a diretoria do Moto Club quer garantir o direito de transmissão exclusiva do jogo deste sábado (26), segundo da decisão do estadual. O Rubro Negro entende que por ser o mandante tem esse direito. Mas esquece que assinou o Regulamento que diz que os clubes passam todos os direitos de transmissão à Federação. Por conta da Pandemia, a FMF abriu para os clubes interessados, transmitissem seus jogos até as semifinais, o que aconteceu com Juventude, Sampaio e Moto. Já os dois jogos da final voltam a ser exclusivos da FMF. De acordo com as informações, o Moto está disposto a entrar na justiça para poder ter o direito de transmitir com exclusividade. Para quem não sabe, o interesse do Rubro Negro em é porque vai poder cobrar dos torcedores, em PPV, para poderem assistir. 

Regulamento
Veja o que diz o Regulamento do Campeonato Maranhense sobre direito de transmissão: CAPÍTULO VI - DA TRANSMISSÃO E DIREITOS DE PUBLICIDADE.
Art. 19 - Os clubes cedem com exclusividade à FMF, em todo o território estadual, nacional e internacional, em caráter irrevogável, todos os direitos de captação, fixação, exibição, transmissão e reexibição de sons e imagens em televisão aberta, fechada e internet de todos os jogos do Campeonato. A FMF poderá ceder a terceiros, no todo ou em parte, no Brasil e no exterior, os direitos a ela cedidos. - Pelo visto, o Moto Club vai ter um pouco de trabalho para derrubar o Regulamento que ele mesmo assinou concordando.

Vencer e...
...e vencer! É isso que o Imperatriz precisa fazer nesse sábado, às 17h, no estádio Frei Epifânio, quando enfrenta o Ferroviário-CE, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. Ocupando a lanterna do Grupo A, com 1 ponto, apenas, o Cavalo de Aço está sendo pressionado pela torcida por conta da péssima campanha até agora. O torcedor não aceita mais desculpas e só uma vitória pode acalmar os ânimos. A melhor e única repostas nesse momento é o time vencer. Qualquer outro resultado vai criar uma crise jamais vista no Imperatriz. É bom que os jogadores entendam isso.

Resultados
Os resultados tem sido péssimos para o Imperatriz, como o futebol apresentado até o momento. O estopim foi a goleada que o time sofreu para o Paysandu, por 6 x 1, em Belém, onde os jogadores cometeram várias falhas, dando margem para que todos imaginem que houve uma entrega de resultado. Em entrevista, os jogadores negaram e se comprometeram a mudar o quadro a partir do jogo seguinte. Infelizmente, nova derrota, desta vez para o Atlético-GO, por 3 x 1, e olhe lá. Se não fosse o goleiro Henal, poderia ter sido outra goleada. Neste sábado o time vai ter mais uma chance para começar a mudar a situação e amenizar a decepção, principalmente, do torcedor.

Protesto
A semana foi de protesto por parte dos torcedores do Imperatriz. Além dos péssimos resultados dentro de campo, ainda, teve a falta de respeito por parte de um dos sócios da empresa, que chegou a falar que a torcida se resume a meia dúzia de gatos pingados. Foi o estopim para a torcida se voltar, totalmente, contra a empresa e, também, contra o time. Muros e portões do estádio Frei Epifânio foram pinchados, o que eu não concordo, afinal de contas, o estádio é um patrimônio público e não deve e nem pode pagar pelos erros dos dirigentes e jogadores do time. Protestos, como o que deve acontecer antes do jogo de sábado, onde os torcedores estão anunciando nas redes sociais que vão fazer na frente do estádio, tem todo o apoio e devem ser feitos. Os torcedores estão levantando a bandeira com a frase: "somos todos meia dúzia", frase usada por um dos sócios da empresa. Protestos pacíficos sempre devem acontecer e apoiado.

Vai ter mudança?
Essa é a pergunta que não quer calar sobre a escalação do time para este sábado. Jogadores como Xandão, Makeka, Carlão, Jocinei, Judson e Anderson Cavalo não estão agradando. Aliás, Anderson Cavalo está fora do jogo por conta do 3º cartão amarelo. A torcida falou que a ausência dele será um reforço. Para algumas posições, como a zaga, Estevam Soares não tem opção e vai ter que continuar com Xandão. Mas para as outras posições ele tem opções. Lorran no lugar de Makeka; um meio campo mais leve, com Felipe Erthal, Nonato e Vinicius Machado e o ataque com Guilherme Garré, Reginaldo Jr. e Cesinha. Fora isso é continuar no erro. Como diz um adágio popular: "erre por ação, jamais por omissão" Que Estevam Soares pense assim.

Quem apita?
A arbitragem para Imperatriz e Ferroviário vem do estado de Sergipe. O árbitro principal é Diego da Silva. Ele será assistido por Daniel Vidal Pimentel e Vaneide Vieira de Gois. O 4º árbitro será o imperatrizense, Ranilton Oliveira de Sousa.

Meu time
Como sempre queremos ser treinadores de futebol, vou aqui deixar a minha escalação do Imperatriz para o jogo deste sábado, contra o Ferroviário. Henal, no gol; Léo Rodrigues, Xandão (não tem outro), Douglas Mendes e Lorran; Felipe Erthal, Nonato e Vinícius Machado; Guilherme Garré, Reginaldo Jr. e Cesinha. Se com essa escalação, o time não vencer, pode jogar a toalha e começar a trabalhar visando a Série D do próximo ano.

Convite
Deixo aqui o convite para ouvirem o jogo na Rádio Mirante FM, 95,1. Mesmo que assista o jogo pela TV, ouça pela rádio e curta a narração vibrante de Marcelo Rodrigues, comentários de Ari Aragão e reportagens de Mário Reno e Carloto Júnior. No plantão tem a presença de Aguiar Neto com todas as informações dos jogos pelo Brasil e pelo Mundo. Contamos com sua audiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário