terça-feira, 23 de junho de 2020

Rapidinhas desta terça...


Imperatriz - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aprovou o pedido da Liga do Nordeste e os jogos restantes do Nordestão 2020 serão em sede única. O pedido é uma medida de segurança contra o Covid-19. Os jogos acontecendo somente em uma cidade, a possibilidade de evitar o contágio é maior. Três cidades aparecem como opções para receberem os jogos restantes da Copa do Nordeste. Pela ordem: Recife, que dispõem de 4 estádios; Fortaleza e Salvador. A Liga do Nordeste vai bancar as despesas dos clubes, além dos testes antes de cada jogo.

Confusão
A retomada do Campeonato Carioca continua gerando muita confusão. Para muitos, o retorno do estadual foi precipitado e Fluminense e Botafogo só aceitam entrar em campo em julho e levou o caso para o TJD, que deu parecer desfavorável as duas equipes, que decidiram rumar para o STJD. Sem conseguir o acordo entre as equipes e Federação Carioca, o presidente do STJD, ainda, não deu o seu parecer. Enquanto isso, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella usou a caneta e suspendeu as atividades esportivas até dia 25 com a intenção clara de ajudar Fluminense e Botafogo. Tanto que gravou vídeo informando que Flamengo e Vasco poderiam jogar. A FERJ, então, resolveu adiar o restante da 4ª rodada para sexta e sábado, 26 e 27, respectivamente. Flu e Bota aguardam a decisão do STJD para saberem se entram em campo no sábado ou não. Eu diria que o Carioca está igual abóbora em carroceria de caminhão. Com o balanço vai se ajeitando.

MP 984
A Medida Provisória 984 é clara no seu texto quando diz que, a partir de agora, o clube mandante é quem tem o direito exclusivo para negociar a transmissão dos seus jogos com quem quiser. Salvo àqueles que tem contrato em vigência com alguma emissora. Antes, para a transmissão de uma partida de futebol era preciso a concordância das duas equipes. A MP acabou com isso. No caso do Flamengo, que não tem contrato com a Globo no Carioca, ele pode, perfeitamente, transmitir seus jogos, em que ele é mandante, pela Fla TV ou negociar o direito de transmissão com qualquer televisão, inclusive a Globo. A Globo alega que isso é impossível porque, mesmo ela não tendo contrato com o Flamengo, ela detém o direito de transmissão das outras equipes do estadual. Ela só esquece que a MP acabou com isso, Ou seja, o visitante não apita, mais, nos jogos que outras equipes sejam mandantes. Está sendo difícil para a Globo aceitar isso.

MP 984 II
Além desse imbróglio com a Globo, alguns dirigentes (Grêmio e Inter) e alguns jornalistas tem se pronunciados nas redes sociais contrários pelo fato de ter sido o Flamengo a dá o pontapé inicial e ter conseguido junto ao Presidente do Brasil que a Medida Provisória fosse assinada. Os jornalistas defendem que a ação deveria ser coletiva, com a participação das outras equipes, ignorando que o presidente do Vasco esteve no encontro com Bolsonaro. Parece uma implicância porque só citam o Flamengo, esquecendo, de propósito, que o Vasco, também, esteve presente. Não interessa quem conseguiu, o importante é que a MP 984 trás a independência para os clubes em futuras negociações. No Brasileiro e Copa do Brasil, a maioria dos clubes, inclusive o Flamengo, tem contrato com a Globo e terá que ser respeitado.

Ulisses
Após ter anunciado sua aposentadoria no futebol, o meia atacante Ulisses, do Cordino, voltou atrás e acertou seu retorno aos campos com a camisa do Juventude. Isso só foi possível porque os clubes decidiram, em reunião, que jogadores que tivessem sido dispensados ou ficassem sem contrato durante a Pandemia, poderiam jogar por outras equipes. É o caso de Ulisses, que já jogou o estadual pelo Cordino e vai defender o Juventude no restante do Maranhense. Um bom reforço.

Eloir
A mesma coisa deve acontecer com o meio campo Eloir, que já jogou pelo Sampaio, foi dispensado e deve acertar com o Imperatriz para o restante da temporada. A princípio, Eloir viria só para a Série C, mas com a mudança no Regulamento do Maranhense, ele deve acertar com o Cavalo de Aço e jogar, também, o estadual.

Reunião
A reunião online (Foto) entre a Federação e os clubes, que aconteceu na manhã desta terça-feira, definiu o retorno dos treinos e do Campeonato Maranhense. Os treinos estão previstos para iniciar dia 7 de julho e o estadual dia 5 de agosto. Os clubes terão até o dia 4 de agosto para contratar jogadores que já atuaram por outras equipes no estadual.

Sede única
A escolha de sede única não vingou e nem tinha como. Mesmo com o lobby dos clubes da capital (Moto, Sampaio e Maranhão), além de alguns imprensa de São Luís, a FMF preferiu manter o que diz o Regulamento, já que as equipes mantiveram o mesmo posicionamento da reunião anterior. Com isso o empate em 4 x 4 foi mantido e como a FMF não tem condições de bancar a ida dos clubes do interior para a capital, decidiu manter a tabela como está. 

Tabela
O Maranhense está previsto para reiniciar no dia 5 de agosto e encerrar até o dia 5 de setembro. Veja como ficou a tabela:
05/08 (Quarta-feira)
Imperatriz x Sampaio - Imperatriz
Juventude x Maranhão - São Mateus
08/08 (Sábado) – 7ª rodada da 1ª fase
Moto x Maranhão - São Luís
Cordino x São José - Barra do Corda
Juventude x Sampaio - São Mateus
Imperatriz x Pinheiro - Imperatriz

2ª Fase
12/08 (Quarta-feira)
Jogos de ida
15/08 –(Sábado)
Jogos de volta

Semifinais
19/08 (Quarta-feira)
Jogos de ida
22/08 (Sábado)
Jogos de volta

Final
26/08 (Quarta) ou 29/08 (Sábado)
Jogo de ida
29/08 (Sábado) ou 05/09 (Sábado)
Jogo de volta

Classificação
O Maranhense deste ano classifica as duas primeiras equipes direto para as semifinais. O Moto Club, com 16 pontos, já está classificado. Sampaio com 10, além de Pinheiro, Juventude e Imperatriz, todos com 9, brigam pela 2ª vaga. Maranhão com 5 e o São José com 4 pontos lutam para não serem rebaixados. Cordino, com 1 ponto, já está rebaixado. Duas equipes serão rebaixadas.

Segunda fase
Quatro equipes, 3º, 4º, 5º e 6º colocados disputam as outras duas vagas para as semifinais. O 2º x 6º e o 3º x 4º, jogos de ida e volta. 

Semi e finais
Os dois classificados da 2ª fase vão para as semifinais enfrentar os dois classificados da 1ª fase (Moto e o 2º colocado). Os jogos serão em ida e volta e os classificados decidem o Maranhense, também, em dois jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário