sexta-feira, 19 de junho de 2020

Rapidinhas desta sexta-feira...

Imperatriz - E a bola voltou a rolar no Brasil, quase 100 dias parado devido a Pandemia do Covid-19. Ainda com incertezas para o futuro, o Campeonato Carioca foi o primeiro a se aventurar nesse momento crítico que o País vive  e reiniciou o estadual com o jogo entre Bangu 0 x 3 Flamengo (Foto: André Durão), na noite de quinta-feira (18), no Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. Claro que todo o protocolo de segurança foi aplicado, mas só vamos saber se a ação teve sucesso após os envolvidos serem testados. Da mesma forma que muitos torcem para  que ninguém seja testado positivo, outros tantos torcem ao contrário. Vida que segue!

Como ficam?
É muito fácil para os jornalistas, que tem suas vidas estruturadas, com salários em dia, criticar com unhas e dentes a volta do futebol. Usam de todos os argumentos para sustentarem suas posições. A frase "pra que a pressa", usada pelo ex-jogador e comentarista, Casagrande, vem sendo a arma desse pessoal. Só que eles esquecem das pessoas menos favorecidas e que dependem, exclusivamente, do futebol para viver. Motoristas dos ônibus e porteiros dos clubes, massagistas, roupeiros, maqueiros, gandulas, árbitros, assistentes, para não ir mais longe, vão aguentar esperar, sabe-se lá até quando? Ou quando aparecer a vacina, que só Deus sabe quando isso vai acontecer ou quando esses jornalistas aprovarem, a volta do futebol? Ou esses críticos vão fazer alguma coisa para colocar o sustento na mesa dessas pessoas? Sempre fui a favor da volta dos serviços essenciais, desde que tenha um protocolo de segurança e o futebol está provando que tem. A população, infelizmente, vai ter que aprender a sobreviver com esse vírus, enquanto não surgir a cura. Quem pode, e tenho certeza que esses jornalistas podem, que fiquem nas suas belas casas, apartamentos e mansões. Os que não podem, voltem ao trabalho com o devido protocolo de segurança.

Medida Provisória
No mesmo dia em que a bola voltou a rolar no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro assinou a Medida Provisória (MP) que dá direito, a partir de quinta-feira (18/06), aos clubes mandantes, negociarem o direito de transmissão de seus jogos. Com isso acaba o monopólio das televisões o que deve provocar uma briga jurídicas para àqueles que se sentirem prejudicados. Vale lembrar que os contratos em vigência não sofrem alterações e devem ser cumpridos até seus vencimentos. Só após isso que os clubes vão poder negociar novos contratos.

Flamengo
O caso do Flamengo, no Campeonato Carioca, é diferente, já que o contrato com a Globo já está encerrado e não foi renovado este ano. Diante disso, a equipe carioca pode negociar os jogos que tem mando de campo com quem quiser. Já no Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, a equipe rubro negra, ainda, tem contrato em vigência com a Globo.

Não transmitiu
No jogo Bangu 0 x 3 Flamengo, a Globo decidiu não transmitir, mesmo tendo a prerrogativa a seu favor, já que o mando era do Bangu, time que a emissora tem contrato. Segundo alguns jornalistas, caso a emissora carioca tivesse transmitido o jogo estaria de acordo com a MP e com isso estaria assinando autorização para o Flamengo ou qualquer outra equipe que não tenha contrato com ela, a transmitir seus jogos com mando de campo nos campeonatos que ela tem a exclusividade de transmissão, como o Carioca, por exemplo.

Discutível
A matéria da MP é tão discutível, que vários juristas têm interpretações diferentes. Mesmo não tendo autoridade e conhecimento suficiente para bater o martelo, penso que qualquer time que não tenha contrato com a Globo pode negociar o mando dos seus jogos. Se não vejamos: a Globo é detentora do direito exclusivo de transmissão dos jogos o Campeonato Carioca, mas por não ter renovado contrato com o Flamengo, não pôde transmitir jogos do Rubro Negro. Com a MP, que dá direito aos clubes, que não tem contrato vigente, negociarem a transmissão do mando de campo dos seus jogos, independente do adversário, com qualquer emissora, o Flamengo pode fazer isso no Carioca. A Globo divulgou nota que caso isso aconteça, vai à Justiça. Vamos esperar para ver o fim dessa novela.

Maranhão
Aqui no Maranhão, a MP quebra o monopólio da Federação Maranhense de Futebol (FMF), que negociava o direito de transmissão do Campeonato Estadual. Inclusive consta no Regulamento essa prerrogativa. Com a Medida Provisória, essa prerrogativa passa a ser dos clubes mandantes, sem a interferência da FMF. Caso a Federação tenha algum contrato assinado para o estadual deste ano, ele terá que ser respeitado. Caso contrário, os clubes já podem negociar diretamente. O mesmo serve para a Copa do Nordeste, que nesse caso tem contrato com a Live FC, que estava transmitindo o Nordestão. Em 2021, a história pode mudar.

Liberou
Em coletiva, via internet, na manhã deste sexta-feira (19), o Governador do Maranhão, Flávio Dino, disse que o futebol vai ser liberado. A ideia é liberar os treinos a partir de 1º de julho e, os jogos, com a volta do estadual, a partir de 1º de agosto. A FMF tem reunião online marcada para a próxima segunda-feira (22), com os clubes, onde o secretário de esporte, Rogério Cafeteira, e o secretário de saúde, Carlos Lula, devem participar.

Sede única
Além da definição da data do retorno do estadual no Maranhão, outra pauta, não menos importante, é com relação aos jogos serem disputados em sede única. A proposta, que segunda a FMF, partiu dos clubes, mas não revelou os nomes, chegou a ser votada na reunião anterior, com o resultado de empate (4 x 4). Os clubes da capital e mais o Pinheiro votaram a favor, enquanto o São José, Imperatriz, Juventude e Cordino votaram contra. O Pinheiro votou a favor, claro, para não ter que vir jogar em Imperatriz, Prefere jogar na capital, alegando ser mais perto. O São José, mesmo tendo o jogo em Barra do Corda, votou contra porque não quer que o MAC seja beneficiado deixando de jogar em São Mateus, para receber o Juventude em São Luís. O Peixe Pedra acredita poder vencer a Onça em Barra do Corda, contar com a derrota do MAC, escapando assim, do rebaixamento. O certo é que a reunião de segunda-feira vai pegar fogo nesse ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário