segunda-feira, 15 de junho de 2020

Rapidinhas desta segunda...

Imperatriz - Após o Alemão e o Italiano, foi a vez do Campeonato Espanhol retornar no último fim de semana. O Barcelona venceu o Mallorca (4 x 0), no sábado, e teve gol de Messi e manteve a liderança do campeonato, Já o Real Madrid entrou em campo no domingo e venceu o Eibar (3 x 1), mantendo a 2ª colocação. A diferença entre as duas equipe é de 2 pontos. O Inglês é o próximo campeonato europeu a retornar.

Carioca
Bastante criticado, os dirigentes do futebol Carioca, com exceção de Botafogo e Fluminense, querem o retorno do estadual nesta semana. Uma reunião online está prevista para a tarde desta segunda-feira, onde sairá a definição. Caso aprovado, o primeiro jogo deve acontecer na quinta ou sexta-feira entre Bangu x Flamengo, no Maracanã. A expectativa é saber se Botafogo e Fluminense vão participar da reunião e se vão manter a posição de não aprovar o retorno do estadual neste mês. No sábado aconteceu uma prévia da reunião, sem a presença de ambos, onde os dirigentes discutiram e chegaram a conclusão do retorno do futebol nesta semana.

Ninguém fala
Quando o Flamengo decidiu retornar com seus treinamentos foi bastante criticado pela imprensa. Na oportunidade o clube da Gávea testou 38 pessoas positivas para o Covid 19, sendo 3 jogadores. Com quase 4 semanas de trabalho, o Rubro Negro informou que não tem nenhum profissional infectado. Como a imprensa, com rara exceção, não concorda com o retorno do futebol no Brasil, ninguém fala sobre isso.

Pergunta...
...que gostaria de fazer àqueles que criticaram o Flamengo, quando ele decidiu retornar aos treinos. Se uma empresa pode retornar às suas atividades, desde que respeitando o protocolo de segurança, por que um clube de futebol não pode, também? O Brasil vive uma incoerência muito grande. Os críticos só vão aceitar, quando a bola voltar a rolar, mesmo que doidos para aparecer um ou mais casos de infecção, para terem munição para mais críticas.

Maranhense
Como já informei aqui no Blog, Federação e clubes decidiram, em reunião online, realizada na semana passada, pelo retorno do Campeonato Maranhense. A data depende de autorização do Governo do estado e Prefeituras Municipais. Restam, ainda, os jogos atrasados entre Juventude x MAC e Imperatriz x Sampaio, além da última rodada completa da primeira fase. Depois teremos a 2ª fase, semifinais e finais. A FMF quer encerrar o estadual em um mês.

Regulamento
Alguns pontos do Regulamento foram discutidos na reunião. Cordino (já rebaixado) e São José (favorito para a segunda vaga), propuseram não ter rebaixamento este ano, o que foi rejeitado. Primeiro pela questão jurídica, já que a antiga Lei Pelé e o Estatuto do Torcedor determina que haja acesso e descenso no campeonato. Outra situação é que os dois clubes não estão nessa situação por conta da Pandemia, o que poderia ser uma desculpa. Cordino e São José vêm fazendo um péssimo campeonato.

Substituições
Como em todos os campeonatos, o Maranhense, também, vai inserir a mudança nas substituições estabelecidas pela FIFA. Passa de 3 para 5 substituições. A FMF tentou discutir como será o processo dessas substituições. É só seguir o que determina a FIFA, sem querer inventar: as substituições serão realizadas em 3 paradas para cada clube e pronto.

Contratações
Outra decisão interessante para o prosseguimento do estadual é quanto as contratações. Os clubes vão poder fazer novas contratações, sem o pagamento de taxas de inscrições e transferências na FMF e CBF. Outro ponto positivo é que jogadores dispensados ou que o contrato venceu durante essa Pandemia vão poder ser contratados por outra equipe. Se essa abertura não fosse feita, os jogadores dispensados seriam prejudicados.

O camisa 10 vem aí?
Sobre o parágrafo acima, agora nada impede que o Imperatriz acerte a contratação do meia Eloir, que foi dispensado pelo Sampaio. Informações dão conta de que já havia um conversa para ele retornar ao Cavalo de Aço para a Série C. Agora ele já pode ser contratado para disputar o restante do estadual.

Sede única
Querendo, mas jogando a ideia de que foram os dirigentes, a Federação tem o impasse com relação aos jogos em sede única. Ninguém se apresentou como autor da ideia, mas a FMF colocou em discussão a possibilidade dos jogos restantes serem realizados em São Luís. A ideia é focar todos os esforços apenas na capital para a realização dos jogos. Na votação deu empate, em 4 x 4. Moto, Sampaio Maranhão e Pinheiro querem os jogos em São Luís. Imperatriz, São José, Juventude e Cordino não aceitaram. A FMF deixou claro que quer os jogos na capital, mas para isso, vai ter que encontrar um jeito de bancar o deslocamento dos clubes do interior.

Live
Para falar mais sobre a reunião e as mudanças no restante do estadual, o vice-presidente de competições da FMF, Hans Nina, é o convidado da Live (Foto) desta segunda-feira do Cavalo de Aço, que começa às 8 da noite, no Instagram do clube.

Aliás...
...por falar em Live, o Marketing do Imperatriz precisa fazer algo mais para atrair torcedores e simpatizantes do clube para acompanhar as Lives, que acontecem todas as segundas, às 8 da noite. Nas Lives que acompanhei, a quantidade de pessoas nunca chegou a 100. Quem mais atraiu a presença das pessoas foi a Live com o goleiro Rodrigo Ramos. Só para terem uma ideia do que estou falando, a Live do cantor da "Caneta azul" teve 1,5 milhão de pessoas. É a força do trabalho do Marketing. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário