quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Acidentes de trânsito lideram ocorrências do Disque-Trânsito

Josennildo Rêgo, agente de trânsito.
(Foto: Gil Carvalho)
Imperatriz - O serviço disque-trânsito, que desde março do ano passado passou a oferecer atendimento 24 horas à população de Imperatriz, registrou neste primeiro semestre do ano 921 chamados. Desse total, 514 acionamentos (56%) foram relacionados a acidentes de trânsito e solicitação de perícia realizada pelo grupamento especial tático.

De acordo com o agente Josennildo Rêgo, do setor de estatística da Setran, o órgão registra uma média de 85 atendimentos mês, ou seja, aproximadamente três ocorrências de acidentes de trânsito por dia. A população pode acionar o serviço disque-trânsito pelo telefone (99) 99198-6082.

Segundo ele, os agentes recebem chamados de emergência, a exemplo de carros estacionados de forma irregular, colisões e problemas em semáforos nos principais cruzamentos de Imperatriz. No primeiro semestre o disque-trânsito atendeu 240 ocorrências de veículos (26%) impedindo a saída ou entrada em porta de garagem. Foram aplicadas 191 autuações, conforme o Artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB. - Estacionar onde houver guia de calçada (meio-fio) rebaixada destinada à entrada ou saída de veículos é infração média, pois o condutor flagrado recebe multa no valor de R$ 130,16; perde quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o veículo é removido”, - alerta o agente.

Ele observa que, embora seja considerada infração, muitos motoristas ainda insistem em estacionar em frente a garagens em Imperatriz. - “Temos realizado um trabalho de orientação para que este tipo de infração reduza”, - emendou.

Josennildo Rêgo ressalta, ainda, que o disque-trânsito atendeu 109 chamados, neste primeiro semestre, sobre estacionamento irregular em vagas de idosos, deficientes, esquina, local proibido e calçadas. Além disso, registrou 58 ocorrências de solicitação de sinalização, semáforo inoperante e informações.

O diretor-executivo da Setran, Ráder Leão, destaca a importância dos serviços oferecidos desde a efetivação do disque-trânsito 24 horas e a criação do Grupo Tático de Trânsito (GTT) – perícia de acidente de trânsito que completará no próximo dia 20 de agosto um ano de funcionamento em Imperatriz. - “É uma conquista muito grande, pois foram agilizados os atendimentos de ocorrências de trânsito, principalmente relacionadas a acidentes e solicitação de perícias”, - concluiu.

Texto: Gil Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário