segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Sedes recupera estradas vicinais no sul do Maranhão

Jairo Madeira e Francisco Santos (Sedes).
Imperatriz - Secretaria de estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) está recuperando estradas vicinais e melhoramento de caminhos de acesso nos municípios de Estreito e João Lisboa, no sul do Maranhão. O gerente de Inclusão Produtiva da Sedes, Francisco de Assis Santos, acompanhado dos prefeitos e lideranças comunitárias, vistoriou o andamento dos serviços em diversos trechos dos municípios contemplados. 

Em Estreito são 182 quilômetros de estradas rurais restauradas, o que está proporcionando facilidade de escoamento da produção, melhorar o acesso entre os povoados e, consequentemente, proporcionar melhoria da qualidade de vida das populações beneficiadas.

As obras em Estreito contemplam a recuperação de trechos entre a BR-230 ao povoado Monte Alegre, Setor das Areias, Vila da Boa Esperança e Bananeiras; da Fazenda São Luís aos povoados Alegre e Assentamento Sol Nascente; da Fazenda Nova Alegria ao Assentamento Luís Rocha. Já os serviços de melhoramento dos caminhos de acesso estão sendo executados em trechos da região conhecida como Onça, compreendendo as localidades Manoel Caboré, Lourdes e Fazenda Gamaleira.

No município também estão sendo implantados sistemas de abastecimento simplificado de água nos povoados São José, Brejo da Ilha, Tabuleirão I, Tabuleirão II, Água Amarela I, Água Amarela II, Boa Esperança I e Boa Esperança II.

“Os projetos vão beneficiar cerca de mil famílias que passarão a contar com estradas melhores, sistema de abastecimento simplificado de água, proporcionando-lhes melhoria da produção agrícola e acesso aos mercados consumidores”, disse Francisco de Assis Santos.

Para o prefeito de Estreito, Cícero Neco, a recuperação das estradas vicinais do município é um dos maiores projetos realizados na área rural, porque interliga regiões, transforma a rota do transporte escolar e a vida de centenas de famílias rurais. “Estreito tem 11 assentamentos e todos foram beneficiados com obras importantes: são pontes, estradas, casas rurais, sistemas de abastecimento de água, entre outros serviços nas áreas da Saúde e Educação”.

O agricultor familiar, Raimundo Costa, da Fazenda Barra Pintada, também sente a grande mudança com a melhoria das estradas rurais. Ele produz grãos como: arroz, feijão e milho, além de hortaliças. “Agora podemos levar nossos produtos à cidade com mais rapidez e segurança”, disse ele.

João Lisboa
Os serviços de recuperação das estradas rurais de João Lisboa também estão bastante adiantados. No município, as obras contemplam trechos entre a sede municipal e os povoados Centro do Carlo e Vila Tibúcio; e da localidade Capemba d’Água ao povoado Mussambê.

Os projetos de melhoria das estradas vicinais do município de João Lisboa vão beneficiar a aproximadamente 640 famílias que moram nessas regiões, sendo que grande maioria vive da produção de hortaliças, grãos e da criação de pequenos animais.

Segundo o prefeito de João Lisboa, Jairo Madeira de Coimbra, algumas estradas estavam praticamente intrafegáveis. “Tinham muitos buracos e o ‘arreião’ tomava conta da via, o que dificultava bastante o acesso. Com a restauração, os produtos da agricultura familiar, agora, podem ser aproveitados de forma mais eficaz, principalmente nas regiões grandes produtoras de leite e hortaliças”.

O agricultor familiar Osmar Ferreira, do povoado Capemba d’Água, afirma que, com a estrada melhorada, tudo será mais fácil para a comercialização de seus produtos. “Iremos produzir mais tomate e mandioca, em grande quantidade, para fazermos mais farinha e vender na cidade; vamos ganhar mais dinheiro”, animou-se o agricultor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário