domingo, 14 de setembro de 2014

Bastidores da política deste domingo.....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste domingo, 14 de setembro.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
14 de Setembro de 2014    

Otimista
O vice-prefeito de Imperatriz e candidato a deputado federal Pastor Luiz Carlos Porto (PPS) revela-se muito otimismo quanto à possibilidade de se eleger, embora estando realizando uma campanha modesta. “Esse barulho aí não assusta”, disse Porto apontando para um potente carro de som de um concorrente que passava em frente à Praça de Fátima, onde na manhã de ontem ele esteve panfletando. Por ter sido vice-governador – inclusive chegou a assumir o comando do Estado por duas vezes – e também ter o apoio do segmento evangélico, Pastor Porto observa que o seu nome está nos 217 municípios, mas está fazendo campanha especificamente em 75 deles. “Com a expressiva votação que terei na minha cidade, Imperatriz, e o forte apoio que estou tendo nos outros municípios, tenho a certeza de que obterei a vitória dia 5 de outubro”, assegura o candidato. Pastor Porto acredita que a coligação da qual o PPS faz parte elegerá no mínimo seis deputados. Na sua opinião, há nove candidatos com potencial para disputar as vagas, e ele está convicto de que ficará entre os seis. Além do PPS, estão na coligação SD-PP-PCdoB-PSDB-PSB.

Voltando
O vereador e presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, Hamilton Miranda, deverá voltar ao PSDB logo depois das eleições 2014 ou no próximo ano, antes do prazo de filiação para quem deseja disputar as eleições de 2016 (um ano antes). Atualmente ele está no PSB. Hamilton se elegeu vereador na primeira vez pelo PSDB e chegou a presidir o Diretório Municipal.

Voltando II
Ontem pela manhã uma fonte do alto tucanato imperatrizense revelou à coluna que Hamilton Miranda está voltando ao ninho tucano a convite do próprio prefeito Sebastião Torres Madeira. Ainda segundo a mesma fonte, Miranda vai buscar a viabilização da sua candidatura à sucessão de Madeira, em 2016.

Voltando III
A volta de Hamilton Miranda ao PSDB com a intenção de ser candidato a prefeito certamente não vai agradar tucanos que também desejam disputar o Palácio Renato Moreira. No ninho há pelo menos quatro nomes de olho na “viúva”. Recentemente um tucano disse que quem se filiar ao PSDB terá que ser como soldado, ir para o fim da fila. Aguardemos.

Prazo
Termina nesta segunda-feira (15), vinte dias antes das eleições, o prazo para pedido do registro de candidatura às eleições majoritárias (presidente da República, governador e senador), em razão de substituição de candidato. Posterior ao prazo pode ser feita mudança apenas em caso de falecimento.

Auditoria
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realiza amanhã, às 16h, a instalação da Comissão de Votação Paralela 2014 para os fins de verificação do funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso. Na ocasião, serão entregues as cédulas de votação para preenchimento dos partidos e repassadas informações sobre os credenciamentos dos fiscais. Conforme regulamenta o artigo 50 da referida Resolução, um dia antes da eleição são sorteadas 3 urnas eletrônicas entre as distribuídas em todo o estado para que sejam auditadas entre as 8h e 17h do dia 5 de outubro, dia marcado para as eleições. Os partidos devem apresentar também, até o dia 24 de setembro, as cédulas recebidas devidamente preenchidas, e protocolar ofício na Justiça Eleitoral, indicando, no máximo, dois representantes para acompanhar os trabalhos de auditoria feitos pela votação paralela no dia da eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário