terça-feira, 9 de setembro de 2014

Bastidores da política desta terça.....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 9 de setembro.
c
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
9 de Setembro de 2014   

Entusiasmo
Desde sábado à noite a euforia toma conta dos comitês e dos apoiadores do candidato a governador Edison Lobão Filho (PMDB), quando foi divulgado o resultado da pesquisa do IBOPE, que aponta o peemedebista apenas 12% atrás do candidato Flávio Dino (PCdoB), que aparece com 42%. Outro dado importante destacado é que há 18% de eleitores indecisos, o que seria responsável pela definição das eleições. “O IBOPE, um dos mais tradicionais e importantes institutos de pesquisa do país, registra a arrancada de nossa candidatura rumo ao Governo do Maranhão. A pesquisa mostra: nosso adversário em queda. É a hora da verdade, é a hora da virada. É o vira-virou”, comemorou Lobão Filho, em comício na cidade de Codó. Antonio Pedrosa (PSol) tem 2% e os outros três candidatos, Josivaldo Correa (PCB), Saulo Arcangeli (PSTU) e Zeluís Lago (PPL), têm, cada, 1% das intenções de voto. Outros 5% declararam voto em branco, ou nulo, e, ainda, 18% disseram não saber em quem votar, ou não responderam. A pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-00040/2014, foi realizada entre os dias 3 e 5 de setembro, com 1204 eleitores. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

Senador
A mesma pequisa do IBOPE revela que o candidato Gastão Vieira (PMDB) está na frente na corrida pela única vaga ao Senado. Ele aparece com 29%, contra 19% de Roberto Rocha (PSB). Haroldo Saboia (PSOL) e Marcos Silva (PSTU) estão empatados com 4%; Gersão (PPL) tem 2% e Evan de Andrade (PCB) 1%.

Reação
Os flavistas, claro, estão procurando desqualificar a pesquisa do IBOPE. Preferem se sustentar nos resultados apresentados por pesquisas de institutos de São Luís, que chegam a apontar uma vantagem de 30% do candidato do PCdoB. São os “nossos institutos”, como definiu ontem nas redes sociais o presidente do PCdoB, jornalista Márcio Jerry.

Viagem
A governadora Roseana Sarney viaja a municípios das regiões do Munim e do Baixo Parnaíba, nesta terça-feira (9). O roteiro, que prossegue até o sábado e inclui 17 cidades, começa por Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Axixá e Morros, onde serão vistoriadas diversas obras. Amanhã, a governadora retorna a São Luís para a inauguração do Museu de Arte Sacra, na Catedral Metropolitana. Na sequência, Roseana vai a Primeira Cruz, Icatu, Paulino Neves, Tutoia, Araioses, São Bernardo, Santana do Maranhão, Chapadinha, Mata Roma, Anapurus e Brejo. A viagem será em Vargem Grande e Itapecuru-Mirim.

Corajoso
O prefeito de Governador Edison Lobão, Evando Viana, teve a coragem de falar durante o desfile de 7 de Setembro. Não deu outra. Muita vaia. Um prefeito que não está bem na foto junto ao povo e se mete em discursar em pleno desfile da Independência, é querer mesmo passar vexame.

Números
Ao todo, 22.074 políticos concorrem a cargos proporcionais nas Eleições de 2014. São 6.186 candidatos a deputado federal, 14.911 candidatos a deputado estadual e 977 candidatos a deputado distrital (como são chamados no Distrito Federal). As estatísticas revelam que, entre os candidatos à Câmara Federal, a maioria tem de 50 a 54 anos (16,59%), é formada por homens (70,79%), conta com curso superior completo (50,70%). Os números são bastante similares se comparados aos candidatos aos demais cargos proporcionais. Dos 14.911 candidatos a deputado estadual, a maioria também é de homens (70,91%) e tem curso superior completo (43,46%). A faixa etária desse grupo é um pouco mais baixa, se comparada à dos deputados federais. A maior parte tem de 45 a 49 anos (17,18%), seguido de candidatos que têm de 50 a 54 anos (16,35%). No Maranhão, são 275 candidatos a deputado federal e 587 a estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário