terça-feira, 2 de setembro de 2014

Bastidores da política desta terça...





Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 2 de setembro.

Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.
Bastidores
2 de Setembro de 2014  

Lula aqui
Ontem foi confirmada a vinda ao Maranhão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), até o dia 15 deste mês, para reforçar a campanha da presidenta Dilma Rousseff (PT), do senador Lobão Filho (PMDB) para o governo estadual e do deputado federal Gastão Vieira (PMDB) ao Senado. A confirmação foi feita pela coordenadora da campanha de Dilma Rousseff no estado, Berenice Gomes (PT), ao senador Lobão Filho, durante reunião com lideranças do PT, diretórios regionais e municipais de candidatos proporcionais da legenda. “Vamos unidos rumo à vitória. Vamos demonstrar que estamos coesos e que Lobão Filho é o único candidato do PT e de Dilma no Maranhão”, enfatizou Berenice Gomes. A dirigente nacional do PT conclamou toda a militância do PT para “não dormir nem de dia nem de noite para assegurar a vitória do time completo: Dilma, presidenta; Lobão Filho, governador e Gastão Vieira, senador”.  Lula já aparece no programa de Lobão no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV.  

Restauração
Ontem pela manhã o deputado federal Francisco Escórcio (PMDB) esteve reunido com técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) tratando da recuperação da estrada MA-215  (Cidelândia-Vila Nova dos Martírios-São Pedro d’Água Branca) e a MA-280, entre Governador Edison Lobão e Montes Altos. À coluna, um dos técnicos da Sinfra informou que as obras começarão nos próximos dias, pois já está sendo providenciada a ordem de serviço. É aguardar.

Incansável
O vereador Antonio Pimentel faz política quase que 24 horas por dia. Não é à toa que ele está exercendo o quinto mandato de vereador de Imperatriz. Pimentel está engajado na campanha do deputado estadual Antonio Pereira (DEM), candidato à reeleição, de Hildo Rocha (PMDB), candidato a deputado federal, e de Lobão Filho (PMDB), que disputa o governo.

O que pensam
Reunidos casualmente num restaurante, ontem, “cientistas políticos” e calouros da política local discutiam sobre a votação dos candidatos em Imperatriz nas eleições 2014. A aposta é que não haverá surpresa: Ildon Marques e Rosângela levam a maior fatia do bolo da votação para federal; Antonio Pereira, Léo Cunha, Roma e Marco Aurélio despontam para estadual. E aos candidatos de fora sobrariam cerca de 30% do eleitorado.

Saindo
Informação de uma liderança política de Governador Edison Lobão revela que caiu mais um integrante do Governo Evando. Em função das eleições, teria pedido demissão o secretário de Saúde, Professor Geraldo. Filiado ao PCdoB, ele apoia o candidato a deputado estadual Marco Aurélio. Consta que o prefeito Evando Viana queria que ele apoiasse o deputado Léo Cunha.

Vagos
Ainda segundo a mesma fonte, há pelo menos quatro secretarias  municipais de Governador Edison Lobão sem titular. Em um ano e meio de governo, pelo menos seis secretários já saíram. Os últimos foram o de Cultura, Raimundo Nonato, e agora o da Saúde, Professor Geraldo.

Pesquisa
Pesquisadores do Ibope já estariam fazendo um levantamento de intenções de votos no Maranhão para presidente da República e governo do Estado. É provável que até o final de semana o instituto divulgue os números da pesquisa. Será a primeira do Ibope sobre as eleições no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário