sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Bastidores da política desta sexta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira, 26 de setembro.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
26 de Setembro de 2014  

Olha aí!
Repercutem nos meios políticos as informações de que teria havido problema com a coligação ‘Pra Frente, Maranhão 2’, devido à falta de mulheres na formação da chapa de candidatos a deputado estadual. Com isso, estariam comprometidas todas as candidaturas da chapa. Há quem entenda que não prejudicará os candidatos. Mas há um clima de apreensão entre os integrantes da coligação, enquanto que os adversários torcem pelo pior. O blog do jornalista Robert Lobato fez uma consulta ao advogado Márcio Endles, especialista em matéria eleitoral. Veja o que ele disse: “Há jurisprudência no TSE [Tribunal Superior Eleitoral] que ampara a questão levantada lá [no blog Atual 7]. E mais: as mulheres lançadas pelo chapão tiveram os registros deferidos e, como a suposta ‘inelegibilidade’ delas não é de fato superveniente, a matéria se encontra fulminada pela preclusão [perda do direito de manifestar-se no processo]. Resumindo: os candidatos não cairão”.

Rei morto...
Com o mandato de Roseana Sarney chegando ao final, já há oportunistas deixando o barco e outros preparando as malas para, no início de 2015, procurar outro rumo. Mais tarde farão o mesmo com os novos “aliados”. E assim vão levando a vida de picaretas...  

Comunista
“Quem se incomoda em ser chamado de comunista é porque de fato não é comunista e não deveria estar num partido comunista. Tem muito candidato que se diz comunista ou entra no partido sem ser, tem até partido mudando de cor para enganar o eleitor. Quem não é comunista não deveria estar num partido comunista. Me incomodam as críticas feitas aos comunistas sem saber e me incomoda o comunista que não sabe se defender”. Palavras de Josivaldo Correa, candidato ao Governo do Maranhão pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Vapt-vupt
A sessão de ontem da Câmara Municipal de Imperatriz, a única da semana, foi rápida. Na pauta, uma Indicação e um projeto de decreto legislativo outorgando título de cidadania imperatrizense. No Grande Expediente, apenas um vereador se manifestou. Na terça e quarta-feira não houve sessão devido ao falecimento do advogado e secretário municipal de Governo, Lula Almeida. No Grande Expediente discursou apenas o vereador José Carlos, que fez uma homenagem ao advogado Lula Almeida. “É com tristeza que ocupo a tribuna para falar sobre a perda irreparável do amigo Lula”, afirmou Zé Carlos, visivelmente emocionado.

Título
O título de cidadania imperatrizense, de autoria do vereador Hamilton Miranda, foi outorgado ao empresário João Evangelista Costa, mais conhecido como João Barbudo. Aprovado por unanimidade.

Apareceu
O ex-prefeito de São Luís, Tadeu Palácio, mostrou a cara na reta final da campanha eleitoral. Ele participou de um ato promovido pelo candidato a deputado estadual Adriano Sarney (PV), em São Luís. Pediu votos também para o candidato a governador Lobão Filho e a senador Gastão Vieira. Palácio foi secretário de Roseana e deixou o cargo para ser candidato a prefeito de São Luís, mas não conseguiu. Com isso, se afastou do grupo. Agora aparece com Adriano Sarney. Atualmente, Palácio é filiado ao PP, que está na coligação do candidato Flávio Dino (PCdoB).

Ele disse
“A eleição para o governo estadual, sem debate real, vai tomando rumos muito ruins. Sempre achei que esta seria uma das eleições mais sujas da nossa história. Talvez seja pelo fato de os dois segmentos em disputa serem muito parecidos, na forma de fazer a política e, talvez, pela mesma sede e fome pelo pote e comida do poder”. Médico Igor Lago, candidato a deputado federal pelo PPS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário