sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Bastidores da política desta sexta..

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira, 5 de setembro.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
5 de Setembro de 2014 
  
Forte
O candidato à reeleição, deputado estadual Antonio Pereira, está com apoio forte em Imperatriz. São várias lideranças políticas e comunitárias engajadas na sua campanha, entre elas nove vereadores - Antonio José, Antonio Pimentel, José Carlos, Fátima Avelino, Richard, Eudes, Esmerahdson, Terezinha Soares e Fidélis Uchoa. Antonio Pereira, que está disputando o quarto mandato, tem grandes chances de se reeleger, embora esteja em uma coligação cheia de peso-pesados da política estadual.

De todos
“Não vejo partido. Sou governadora de todos. Sempre investi em Imperatriz, que é uma das cidades mais importantes do nosso estado”. A declaração foi feita pela governadora Roseana Sarney em Imperatriz, durante entrevista coletiva na manhã de ontem. Ela veio vistoriar e inaugurar obras na região, como o asfaltamento de ruas, os hospitais de Vila Nova dos Martírios e Davinópolis e a pavimentação da Estrada do Arroz, onde está sendo feito o serviço de terraplanagem.

Colado
Em vários pontos da cidade são vistos cartazes do deputado estadual Léo Cunha (PSC) colados ao lado dos cartazes do candidato a deputado federal Ildon Marques (PMN). Isso começou depois que o TRE confirmou a candidatura do ex-prefeito de Imperatriz.

Amanhã
Baseados até agora apenas em pesquisas de institutos de São Luís, os eleitores estão na expectativa da divulgação dos números do levantamento que está sendo realizado pelo IBOPE em torno das eleições para o governo do Maranhão. A previsão é de que o resultado seja divulgado neste sábado, 6. É aguardar.

Mulher
A candidata a deputada federal Eliziane Gama defendeu que a mulher precisa assumir o papel de protagonista e garantir sua participação nos espaços de poder, já que hoje a participação feminina ainda é muito pequena. “É preciso mudar esta realidade. A mulher maranhense precisa ter voz”, afirmou. Eliziane esclareceu que embora as mulheres representem mais de 50% do eleitorado brasileiro, a participação delas na Câmara dos Deputados e no Senado é muito pequena, apenas cerca de 10%. Das 26 capitais, somente duas têm mulheres como prefeitas.

Contusão
Um adversário de Ildon Marques disse que o candidato não aguenta andar um quarteirão devido a um problema no joelho. Ouvindo a conversa, um aliado de Ildon reagiu em cima da bucha: - É verdade, ele sofreu uma entrada desleal de um adversário e se contundiu. Como diria Galvão Bueno: pode isso, Arnaldo?

Irregular
A Procuradoria Regional Eleitoral no Maranhão (PRE/MA) propôs representação, com pedido de liminar, contra cinco candidatos por propaganda irregular no Centro Histórico de São Luís. Foram representados os candidatos a governador, Flávio Dino, Lobão Filho e José Luís Lago, o candidato a senador Gastão Vieira e a candidata a deputada estadual Andrea Murad. A irregularidade consiste na veiculação de propagandas em bem particular que integra o conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade de São Luís e se encontra tombado pelo governo federal, cuja permissão depende de prévia autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que seja afixada propaganda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário