quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 25 de setembro.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
25 de Setembro de 2014    

Fogo amigo
Demonstrando indignação com a onda de boatos sobre a sua candidatura, ontem pela manhã o ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, candidato a deputado federal pelo PDT, afirmou à coluna que está sendo vítima de fogo amigo. “Estou sendo atacado por gente do próprio grupo. Os adversários estão me tratando melhor”, revelou Deoclides. Ele reiterou que jamais colocaria seu nome na disputa se não tivesse a convicção das condições legais de sua candidatura. Deoclides observa que há jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), que entende que as contas de um prefeito devem ser julgadas pela Câmara Municipal. O ex-prefeito teve as contas desaprovadas pelo TCE, mas aprovadas pela Câmara de Porto Franco. Deoclides teve a candidatura confirmada pelo TRE, mas em decisão monocrática no TSE, foi impugnada. Deoclides tem como advogado José Eduardo Alckmim.

Vai render
A Coligação “Pra Frente, Maranhão 2”, composta pelos partidos PMDB, PTB, DEM, PV, PTdoB, PSC, PRTB e PR, informou ontem que “ingressará com representação junto à Polícia Federal e ao Ministério Público Eleitoral requerendo a instauração de procedimento para apurar a origem da falsa notícia de que estariam inelegíveis os candidatos pela coligação, bem como dos que divulgaram essa leviana e irresponsável informação”.

Presenças
Lula Almeida era um político influente, tanto que muitas lideranças políticas comparecerem ontem ao seu sepultamento, no Cemitério Campo da Saudade. Prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, deputados e candidatos estiveram presentes, entre eles Léo Cunha, Pastor Porto, Cláudio Trinchão e Antonio Pereira.

Campanha
O deputado estadual Camilo Figueiredo nunca tinha feito campanha em Imperatriz. Mas agora está com uma estrutura de caça ao voto montada na cidade, tendo à frente o ex-candidato a vereador Paulinho Lobão e outras lideranças. Vale lembrar que Paulinho obteve mais de 1.400 votos nas eleições municipais de 2012.

Sessão
Devido à morte do advogado e secretário municipal Lula Almeida, a Câmara de Vereadores de Imperatriz não realizou sessão na terça-feira e ontem. Hoje os vereadores retomam os trabalhos, com reunião a partir das 9h. Não foi divulgada a pauta, mas no Grande Expediente (fase da sessão destinada a discursos) as eleições deverão ser o tema principal.

Nomeação 
A deputada estadual Eliziane Gama (PPS) encaminhou uma indicação ao Governo do Estado solicitando, em caráter de urgência, a convocação dos delegados aprovados em concurso e capacitados no Curso de Formação de Delegados da Polícia Civil. Vale lembrar que, pela legislação eleitoral, é proibido nomear ou demitir sem justa causa, nos três meses que antecedem as eleições e até a posse dos eleitos. Mas como Roseana Sarney não é candidata, pode ser que seja permitido. Atualmente, 51 candidatos aguardam nomeação para o cargo de delegado.  

Força federal 
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão aprovou a solicitação de força federal para mais 4 municípios do estado: Codó, Bacabal, Chapadinha e Colinas. Os pedidos agora serão encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral que, em sessão, aprovará ou não o envio das tropas. O TSE já aprovou o envio de força federal para 10 cidades do Maranhão: Santa Luzia, Alto Alegre do Pindaré, Barra do Corda, Fernando Falcão, Jenipapo das Vieiras, São Mateus, Zé Doca, Santa Luzia do Paruá, Nova Olinda e Benedito Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário