quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 11 de setembro.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
11 de Setembro de 2014  

Ausentes
Observa-se na campanha eleitoral deste ano as ausências do ex-prefeito de Imperatriz, Jomar Fernandes, e da sua esposa Terezinha Fernandes, ex-deputada federal. Não se vê os dois petistas engajados na busca de votos em favor dos companheiros candidatos. Embora o PT esteja coligado com o PMDB, eles estão com o candidato a governador do PCdoB. Quando foi eleito prefeito e em seguida a esposa eleita deputada, a expectativa era de que Jomar se tornasse uma das maiores lideranças da região, ou mesmo do Estado. Mas fracassou e hoje está praticamente fora da vida política.

Fora
Muitas pessoas ainda indagam sobre a inexistência da campanha do deputado federal Pedro Novais (PMDB). Não sabem que ele resolveu não disputar a eleição, depois de cerca de oito mandatos consecutivos. Pedro Novais está apoiando a candidatura do ex-secretário da Fazenda, Cláudio Trinchão.

Campanha
Na terça-feira, 9, o candidato a deputado federal Igor Lago (PPS) voltou a fazer campanha em Imperatriz. Houve panfletagem na UEMA e FAMA e reunião em bairro à noite. O ex-ministro da Saúde e candidato a senador por São Paulo, José Serra (PSDB), gravou um depoimento a favor da candidatura de Igor.

Preparação
Amanhã, 12 de setembro, os juízes eleitorais, bem como os juízes de direito nomeados para presidirem as Juntas Eleitorais Especiais, que irão atuar nas eleições 2014, estarão reunidos para acertar detalhes técnicos do pleito no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. Durante a reunião, que será comandada pela Corregedoria, os magistrados receberão informações gerais sobre segurança, procedimentos nas juntas eleitorais, transmissão, totalização, divulgação dos resultados, contrato com os Correios, votação paralela, acessibilidade, poder de polícia, entre outros assuntos pertinentes ao processo eleitoral. Ontem, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão começou a treinar os mesários que irão atuar nas eleições. No total, funcionarão como mesários em todo o estado 61 mil e 852 pessoas.

Sentiu o golpe
Achando que a eleição já estava garantida, o candidato a senador Roberto Rocha (PSB) estava ignorando o seu maior adversário, Gastão Vieira (PMDB), na campanha. Não tocava no seu nome. Mas agora, depois da pesquisa do IBOPE que aponta vantagem a Gastão, Rocha passou a atacá-lo duramente.

Depoimento
Ontem, após reunião com líderes de partidos na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, o presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PR), informou que o ex-diretor de Refino e Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, será ouvido novamente pela comissão na próxima quarta (17). Costa, que foi preso na operação Lava Jato da Polícia Federal, fez acordo de delação premiada e já teria citado 31 parlamentares e outras autoridades que estariam envolvidas com desvio de recursos da Petrobras, segundo reportagem da revista Veja desta semana.

Só lembranças
Construções antigas de Imperatriz estão desaparecendo. A última a ser demolida foi a sede da Primeira Igreja Batista, localizada na rua Godofredo Viana, esquina com Magalhães de Almeida.  Consta que no local será construído um restaurante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário