quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Bastidores da política desta quarta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 24 de setembro.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
24 de Setembro de 2014    

Lula Almeida
Políticos, advogados, empresários, professores, estudantes, jornalistas, médicos, autoridades do Ministério Público e da Justiça, policiais, enfim, integrantes dos mais diversos segmentos da sociedade imperatrizense estão comparecendo ao velório do advogado e professor Lula Almeida, que faleceu na noite de segunda-feira. Isso mostra o prestígio e o respeito que Lula desfrutava em Imperatriz. Era um construtor de amizades. Com o seu jeito simples, brincalhão e respeitoso, conseguia com facilidade ganhar amigos. Foi uma perda grande para a cidade. Deixa um legado na vida pública, jurídica e educacional. “Perdemos mais do que um membro do governo, perdemos um amigo, um irmão”, lamentou o prefeito Sebastião Madeira, que conhecia Lula desde o final dos anos 80. O baiano-imperatrizense nos deixa aos 51 anos, dos quais mais de 30 vividos na terra fundada por Frei Manoel Procópio, que também era baiano. Lula será sepultado na manhã de hoje, no Cemitério Campo da Saudade.

Frasista
“Melhor que mereço”, para designar sua própria situação. “Admiro mas não invejo”, em menção a outras pessoas. Assim é como será lembrado Lula Almeida, disse o presidente municipal do PSDB, Cândido Madeira, também controlador-geral do Município, ao citar várias passagens e inúmeras frases do seu parceiro de governo e partido.

Silêncio
Ontem a campanha dos candidatos praticamente parou em Imperatriz. Pouquíssimos carros de propaganda rodando na cidade. E nenhum na área da Igreja de Santa Teresa, onde o corpo de Lula Almeida está sendo velado.

Davi
Ontem completou 16 anos da morte do ex-prefeito e ex-deputado federal Davi Alves Silva. Ele foi assassinado com um tiro no Posto Esplanada pelo ex-cunhado Abraão Ribeiro da Silva, no dia 23 de setembro de 1998. Ontem foi feriado em Davinópolis, município criado com a emancipação da Vila Davi.

Julgamento
A expectativa é que seja julgada hoje a ação contra a candidatura a deputado federal do ex-prefeito Ildon Marques. A candidatura foi confirmada pelo TRE-MA, mas houve recurso do Ministério Público Eleitoral e do PDT. É aguardar.

Ele disse
“Eu tenho conteúdo, ao contrário dos outros dois candidatos que querem polarizar a disputa. Neles existe uma superficialidade muito grande quando se debate um assunto de relevância para o Maranhão”. Palavras do candidato a governador Antônio Pedrosa,  do PSOL.

Gabinete
Será instalado em Imperatriz, às 10h de hoje, o Gabinete de Segurança Institucional para tratar sobre as eleições. A medida visa facilitar a logística de segurança pessoal e de material. A instalação será feita pelo desembargador José Eulálio Figueiredo de Almeida, ouvidor do TRE.

Prazo
Os eleitores que perderam o título de eleitor e precisam pedir a segunda via devem procurar o cartório eleitoral até nesta quinta-feira (25), último dia para a emissão do documento antes das eleições gerais do próximo dia 5 de outubro. De acordo com o Código Eleitoral (artigo 52), a Justiça Eleitoral só pode emitir a segunda via do título de eleitor até 10 dias antes do pleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário