sábado, 2 de agosto de 2014

Bastidores da política deste sábado...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste sábado, 2 de agosto.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
2 de Agosto de 2014 

Campanha
Os candidatos a governador parece que estão deixando para “apertar” a campanha em Imperatriz quando estiver mais próxima a eleição. No momento é tímida a movimentação. É verdade que o candidato Flávio Dino (PCdoB) já fez uma caminhada na cidade, acompanhado do prefeito Sebastião Madeira (PSDB). Mas ficou só nisso. E Lobão Filho (PMDB) ainda não esteve na cidade depois das convenções. A movimentação dos aliados começou neste início de agosto, com o funcionamento de comitês. O pai do candidato, o ministro Edison Lobão, que viria a Imperatriz neste sábado para conversar com as lideranças e os integrantes da coordenação de campanha, só deverá vir no final da próxima semana. No momento, os candidatos estão voltados para os pequenos municípios de outras regiões, promovendo carreatas, caminhadas e reuniões.

Clima
Os vereadores da Câmara Municipal de Imperatriz retomam suas atividades legislativas na próxima terça-feira, 5. De acordo com um vereador, haverá “clima quente” no plenário Léo Franklin. Sobre que assunto, não se manifestou. A verdade é que nessa época de campanha eleitoral, as sessões deverão ser mais quentes...

Presidência
Muitas pessoas acham que o vereador José Carlos Soares Barros (PTB) já está no comando da Câmara. Ele foi eleito no dia 5 de junho, mas só tomará posse no dia 1º de janeiro, quando se encerra o mandato do presidente Hamilton Miranda. Foi antecipada apenas a data da eleição. Zé Carlos foi eleito com 17 dos 21 votos. Os quatro votos da oposição ficaram com Carlos Hermes (PCdoB).

Candidatura
Ontem um (e)leitor perguntou se o ex-prefeito Ildon Marques é mesmo candidato. Ildon registrou a candidatura e está esperando o deferimento. Há um pedido de impugnação da sua candidatura feito pelo Ministério Público Eleitoral, que será julgado pela Corte do Tribunal Regional Eleitoral. A data não se sabe. Aliados dizem  que ele está confiante, acreditando que não existe problema que justifique a sua impugnação.

Por quê?
O PCdoB fez aliança com o PSDB, tanto que o vice de Flávio Dino é o tucano Carlos Brandão. Diante disso, não se entende o motivo de alguns aliados ficarem irritados quando se fala que Flávio Dino está aliado ao candidato à Presidência da República, Aécio Neves. Aliás, o PCdoB ingressou na justiça para vetar uma pesquisa da Ecométrica em que uma das perguntas é exatamente em torno disso, citando Flávio Dino com apoio de Aécio e Lobão Filho com apoio de Dilma Rousseff.

Dentro
Os adversários estavam vibrando por causa de Sarney Filho, mas já se recolheram. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deferiu, por 4 votos a 3, a correção proposta pelo PV em sua ata de convenção e homologou a sua entrada na coligação “Pra Frente, Maranhão”, liderada pelo PMDB. A participação do PV nas coligações proporcionais também foi aprovada. O petista Márcio Jardim, autor da ação, alegava que a ata da convenção do PV não formalizava a aliança.

Assume
Ao contrário de alguns que escondem, o candidato a deputado federal Francisco Escórcio coloca no seu material de propaganda os nomes dos candidatos a presidente, governador e senador da  coligação liderada pelo PMDB – Dilma Rousseff, Lobão Filho e Gastão Vieira. Há candidatos distribuindo adesivos sem a chapa majoritária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário