terça-feira, 5 de agosto de 2014

Bastidores da política desta terça...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 5 de agosto.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
5 de Agosto de 2014    

Lá vem!...
Comenta-se que será lançada em Imperatriz uma campanha contra candidatos chamados de “paraquedistas”, aqueles que são de outras regiões e vêm pedir votos aqui. Em toda eleição sempre surge esse tipo de movimento. Ora, seria uma incoerência os candidatos locais pensarem assim, porque também estão indo pedir votos em outras regiões. Aliás, já teve político daqui que trouxe candidato a deputado federal de Dom Pedro. Nada demais. A eleição é estadual, todos são candidatos a deputado do Maranhão, e não apenas de Bacabal, São Luís, Timon, Codó, Caixas ou de Imperatriz. Portanto, têm o direito de pedir voto em qualquer lugar do estado. Agora resta ao eleitor votar ou não. E pronto. O resto é palhaçada.

Peso
O ex-prefeito João Castelo (PSDB) reuniu um número expressivo de pessoas no lançamento da sua candidatura a deputado federal e da filha, a deputada estadual Gardênia Castelo, em evento realizado em São Luís. Não teve a presença do candidato a governador Flávio Dino, que o seu partido apoia, e nem do candidato a senador Roberto Rocha. De candidato mesmo só ele e a filha. Isso demonstra que João Castelo vai fazer a sua campanha afastado do grupo ao qual o PSDB se aliou.

Campanha
Muita gente está achando a campanha ainda “fraca”. É realmente essa a impressão, mas isso devido ao ainda pequeno número de carros de som nas ruas e a campanha está mais restrita a reuniões e visitas. O clima mesmo de eleição só vai começar quando iniciar o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV e forem intensificadas caminhadas e carreatas. Como a campanha é cansativa e cara, os candidatos esperaram chegar agosto para colocar o bloco na rua. Aliás, o período eleitoral deveria ser diminuído. Ficaria menos cansativo não somente para os candidatos, mas também para os eleitores.

Reação
A secretária estadual de Mulheres do PT, Socorro Lago, condenou duramente a baixaria feita contra a senhora Paulinha Lobão, esposa do candidato a governador Edison Lobão Filho (PMDB). “Isso não é só baixaria, isso é um crime”, afirmou a petista, entendendo que é necessária a tomada de providências por parte da Assessoria Jurídica do candidato peemedebista com processo criminal contra os responsáveis.

No páreo
O desembargador aposentado Mário Lima Reis está disputando as eleições 2014. Filiado ao PR, é candidato a deputado estadual. Dr. Mário Reis é conhecido em Imperatriz, pois foi juiz da Comarca por vários anos.

Apoio
Em comício realizado na cidade de Santa Inês, sábado, subiram no palanque do candidato Lobão Filho o vice-prefeito Edinaldo Lima (PT) e Fernando Alves, irmão do prefeito Ribamar Alves (PSB), que apoia Flávio Dino. Duas importantes adesões conquistadas pelo candidato em Santa Inês, onde a administração municipal sofre forte desgaste, com os moradores fazendo manifestações e pedindo a saída do prefeito.

Apoio II
Lúcia Rincon, coordenadora da União Brasileira de Mulheres (UBM), destaca a importância de eleger o candidato a governador Flávio Dino. “A eleição de Flávio Dino é fundamental no Maranhão para que a gente possa criar um mundo mais igual e solidário”, diz Lúcia Rincon.

Prazo
Os partidos ou as coligações que tenham candidatos às eleições gerais de 2014 poderão substituí-los em caso de registro indeferido, inclusive por inelegibilidade, cancelado, ou cassado, ou, ainda, que renunciar ou falecer após o final do prazo do registro. A regra vale também para candidatos que tenham sido expulsos dos partidos a que pertençam. Nas eleições proporcionais (deputado federal, estadual e distrital), a substituição só será efetivada se o novo pedido for apresentado até 60 dias antes do pleito, ou seja, até a próxima quarta-feira, 6 de agosto. Em caso de falecimento de candidato, a substituição poderá ser efetivada após esse prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário