sábado, 26 de julho de 2014

Bastidores da política deste sábado...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste sábado, 26 de julho.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
26 de Julho de 2014   

Campanha
Aliados de Edison Lobão reclamam da falta de estrutura para a campanha em Imperatriz e região. Mas já começou a funcionar um comitê central na rua Cel. Manoel Bandeira – próximo à Praça da Cultura – e no início de agosto serão implantados comitês nos bairros. Distribuição de material de propaganda também já está sendo providenciada. Uma equipe de coordenação está sendo formada, com a presença de políticos, como ex-prefeitos, e também de outros segmentos. A determinação é para que a campanha seja intensificada a partir de agora na região, com a participação mais constante do candidato a governador Edison Lobão Filho, que no momento está percorrendo municípios de outras regiões do Estado.

Visita
Antes do final da primeira quinzena de agosto, o candidato a governador Flávio Dino voltará a Imperatriz para reforçar a sua campanha não só aqui, mas nos municípios próximos. Segundo o presidente local do PCdoB, Clayton Noleto, dia 10 é a previsão para a vinda de Flávio Dino. A última visita foi no dia 12 passado, quando participou de uma caminhada organizada pelo prefeito Sebastião Madeira.

Agora vai
Apressadamente, colocando o carro diante dos bois, falaram que a construtora já estava montando acampamento para iniciar logo a obra da travessia urbana de Imperatriz. Esqueceram-se que não havia sido realizada audiência pública, conforme determina o Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. Agora o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Estado do Maranhão anuncia a realização da audiência, que acontecerá no dia 20 de agosto, conforme aviso publicado pelo órgão na edição de ontem de O PROGRESSO. É aguardar.

Sem freio
Virou brincadeira esse negócio de criação de partido no Brasil. Já existem 32 legendas devidamente registradas no TSE com direito às garantias constitucionais conferidas às agremiações partidárias. Mas na quarta-feira (23), chegou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido de registro de mais um. O partido em formação pede para usar a sigla NOVO e ser identificado com o número 30. De acordo com o pedido, já foram atendidos todos os requisitos de criação, inclusive a assinatura de 493.316 eleitores que apoiam a formação da legenda.

Apoio
O vereador Marco Aurélio (PCdoB) recebeu um importante apoio em sua caminhada rumo à Assembleia Legislativa. Ele esteve na cidade de São João do Paraíso na quinta-feira, 24, fazendo o lançamento da sua candidatura, quando foi anunciado o apoio do ex-candidato a prefeito Beto Régis (PCdoB). Presente o candidato a deputado federal Zé Reinaldo Tavares, com quem Marco Aurélio faz dobradinha.

Fora
Os três deputados federais eleitos pelo PSDB em 2010 não disputarão a reeleição. Carlos Brandão é candidato a vice-governador na chapa de Flávio Dino; Pinto Itamaraty é suplente do candidato a senador Roberto Rocha; e Hélio Santos, de Açailândia, disputará uma cadeira da Assembleia Legislativa.

Superior
Do total de candidatos registrados para disputar as eleições deste ano, 45,72% declararam ter concluído curso superior. Conforme a pesquisa por grau de instrução, 11.547 candidatos informaram ter nível superior completo. As estatísticas foram geradas a partir dos dados do Sistema de Divulgação de Candidaturas (DivulgaCand 2014) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do início da tarde dessa sexta-feira (25). Em seguida, aparecem os que declararam ter ensino médio completo, somando 7.548 candidatos. Na outra ponta, estão 256 candidatos que são alfabetizados, mas apenas leem e escrevem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário