quarta-feira, 30 de julho de 2014

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 30 de julho.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
30 de Julho de 2014    

Visita
O ministro Edison Lobão deverá vir a Imperatriz neste final de semana. A informação é do vereador José Carlos, que esteve com Lobão na companhia do deputado estadual Antonio Pereira e do vereador Antonio Pimentel. O ministro vai intensificar o seu engajamento na campanha do filho, Edison Lobão, e virá a Imperatriz para reuniões com lideranças não só daqui, mas de toda a região, além de participar de atos de apoio ao candidato a governador. A vinda de Lobão e instalação de comitês dão a arrancada da campanha na cidade e região, onde ainda é “morna” a movimentação dos lobanistas.

Pacto
Hoje representantes de movimentos sociais se reúnem em São Luís com o candidato a governador Flávio Dino (PCdoB) para lançar o “Pacto por um IDH Justo”. O encontro, no Hotel Rio Poty, na Ponta D’Areia, às 18h, “representa uma união para reverter os baixos índices sociais do Maranhão”, revela a coligação liderada pelo PCdoB. Os movimentos são compostos por educadores, trabalhadores rurais, religiosos, funcionários da Saúde e da Cultura, representantes da moradia popular, dos direitos humanos e das pastorais, do movimento negro, militantes e muitos outros.

Ex-prefeitos
O candidato do PMDB Lobão Filho tem o apoio de cerca de 200 prefeitos. Mas, como lembra bem o jornalista Marco Deça, é preciso dar mais atenção aos ex-prefeitos, até porque muitos estão mais bem avaliados junto ao eleitorado do que os seus sucessores.  Portanto, nada como também envolver os ex-gestores na campanha. O problema é que em certos municípios, prefeito e ex são adversários e não ficam no mesmo palanque. Mas em grande parte são aliados.

Em campo
O jovem candidato Adriano Sarney esteve percorrendo municípios da região tocantina. Candidato a deputado estadual pelo PV, ele visitou várias lideranças políticas e participou de reuniões. Entre as cidades que visitou estão Imperatriz, São Francisco do Brejão, Edison Lobão e Amarante, onde tem o apoio da prefeita Adriana Ribeiro (PV) e seu marido, Gildásio. “A campanha está ganhando bastante força no interior, com a adesão de grandes lideranças políticas. Fico feliz de ver que a população tem reagido muito bem às nossas propostas”, revelou Adriano.

Números
A coligação “Pra Frente, Maranhão”, formada por PMDB e mais 17 partidos, tem o maior número de candidaturas para a Câmara Federal – 161. A coligação liderada pelo PCdoB tem 78 candidatos. O PT, da coligação do PMDB, é quem tem mais candidatos a federal. São 27. O PCdoB tem 10. O PSDB só registrou quatro candidaturas.

De volta
Dependentes químicos voltaram a “fazer ponto” na Praça de Fátima, perturbando comerciantes e transeuntes. Anteontem mexeram com um gari, que não se intimidou e puxou da cintura uma faca, desafiando-os para a briga. Naquela área da Praça de Fátima já houve algumas mortes, resultado de briga entre eles.

Motos
E a imprudência continua predominando no trânsito de Imperatriz. Como noticiou ontem O PROGRESSO, somente no final de semana aconteceram 43 acidentes, a grande maioria envolvendo  motociclistas. Aliás, o Jornal Hoje de ontem mostrou uma reportagem sobre o alarmante índice de acidentes envolvendo motos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário