quarta-feira, 18 de abril de 2012

Valéria Macedo quer implantação de ‘Academias da Saúde’ no Maranhão

São Luís - Sempre na busca de melhorias para a saúde dos maranhenses, a deputada estadual Valéria Macedo (PDT) encaminhou na segunda-feira, 16/04, através da Assembleia Legislativa, mais uma indicação nesse sentido à governadora Roseana Sarney.

Valéria (Foto) pede que a chefe do executivo maranhense autorize o Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, para que disponibilize recursos financeiros e orçamentários para implantação - inicialmente como Projetos Pilotos - de Academias da Saúde nos municípios de São Luís, Presidente Dutra, Caxias, Timon, Imperatriz, Açailândia, Porto Franco e Estreito, nas modalidades de Pólos de Academia da Saúde cujos modelos foram aprovados pela Portaria do Ministério da Saúde n.º 1.401/2011.

Valéria explicou que a indicação dos municípios acima referidos para projetos pilotos leva em consideração apenas o nível organizacional e institucional dos respectivos sistemas de saúde, aos quais as Academias de Saúde ficarão ligadas administrativamente, sendo de ressaltar, porém, que o ideal é que a referida política pública de saúde preventiva seja implantada em todos os municípios do Estado.

Em seu pedido a deputada ressalta que é mais vantajoso investir na saúde preventiva do que curativa, mesmo com contratação de profissionais qualificados das áreas de Educação Física e Nutrição, explicando que as Academias de Saúde não são apenas um espaço onde a população se exercita, mas também uma área onde é criada a consciência de vida saudável. “Uma pessoa com diabetes não tratada pode chegar ao estágio de ter que amputar parte do corpo. O custo social para os cofres públicos é elevadíssimo. Essa pessoa viraria pensionista do governo ou dependente de outra pessoa, fora o sofrimento que passa. Neste caso a prevenção é simples, e os medicamentos para diabetes seriam distribuídos gratuitamente pelo governo”, diz Valéria.

Um comentário: