sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Estado busca solução para evitar enchentes em Imperatriz...

São Luís - O secretário de Segurança Pública, Aluisio Mendes, representantes do Consórcio Estreito Energia (Ceste - responsável pela Usina de Energia de Estreito) e da Defesa Civil Estadual, órgão vinculado ao Corpo de Bombeiros do Maranhão, definiram uma série de estratégias voltadas para prevenção dos transtornos causados pelas enchentes no Rio Tocantins, em Imperatriz e região. O objetivo é evitar novas cheias a cada abertura das comportas da hidrelétrica.

A reunião ocorreu na manhã de terça-feira (17), no prédio da SSP, e contou, ainda, com a presença dos secretários-adjuntos de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa; e de Desenvolvimento e Articulação Institucional, tenente-coronel Antonio Roberto Silva; do subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Lauro Melo; do major Wellington Soares, chefe do Departamento de Minimização de Desastres da Defesa Civil; do diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Dimas Maintinguer; e do gerente de Relações Institucionais, Isac Braz, ambos do Ceste.

“A proposta é uma atuação em parceria, desenvolvendo ações efetivas e proativas, no caso de acidentes por fenômenos naturais. Vamos trabalhar para que os danos sejam minimizados e os moradores dessas áreas atendidos em suas necessidades”, garantiu Aluisio Mendes.

Segundo o secretário, a Defesa Civil Estadual está atenta ao período de aumento das chuvas e à elevação do nível dos rios em todo o Maranhão. Mendes reafirmou que diversas ações já estão sendo planejadas, a fim de impedir que as populações ribeirinhas tenham prejuízos durante o período de chuvas.

Entre as atividades definidas no encontro, está a criação de um plano de contingência. O coronel Robério Santos, secretário executivo da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, disse que com o desenvolvimento deste plano, as famílias deverão ser retiradas a tempo de suas residências e levadas para locais seguros.

Ficou acordado, ainda, que o Ceste vai comunicar com antecedência, além dos órgãos municipais, também as entidades estaduais de Defesa Civil, todas as vezes em que for necessário abrir as comportas. Houve também o comprometimento, por parte do Consórcio, em prestar toda a assistência às famílias atingidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário