segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Campeonato Maranhense 2012..

E foi dada a largada para o futebol profissional do estado do Maranhão. 

O Campeonato Maranhense de 2012 tem a participação de 10 equipes: Sampaio, Moto, Maranhão, São José, Imperatriz, Bacabal, Santa Quitéria, Cordino, Sabiá e Viana

O estadual terá dois turnos, onde, no 1º turno, as equipe jogarão entre si, em sistema de ida e os 4 primeiros colocados se classificam para as semifinais. Nas semi-finais o 1º colocado enfrenta o 4º e o 2º enfrenta o 3º colocado, em sistema de ida e volta, com o 1º e 2º colocados jogarão com a vantagem de uma vitória e uma derrota com o mesmo saldo de gols e realizando a segunda partida em casa. Os classificados farão a final, também, em dois jogos, com a equipe de melhor campanha jogando com a vantagem de uma vitória e uma derrota com o mesmo saldo de gols e fazendo o segundo jogo em casa. O campeão do 1º turno garante vaga na final do estadual.

O 2º turno terá a mesma forma de disputa do 1º turno, invertendo, apenas, o mando de campo. O campeão do 2º turno, também, garante vaga na final do campeonato.

Caso uma equipe vença os dois turnos, será declarada campeão maranhense de 2012. Neste caso, o vice-campeão será a equipe, entre as demais, com maior número de pontos durante a competição.

Se os campeões forem equipes diferente, elas decidirão o estadual em dois jogos e a equipe com melhor campanha, terá a vantagem de jogar por uma vitória e uma derrota com o mesmos saldo de gols e fará o 2º jogo em casa.

O campeão maranhense de 2012 garante vaga no Campeonato Brasileiro da Série D e na Copa do Brasil, ambos de 2013. 

Os dois últimos colocados estarão rebaixados para a 2ª divisão do estadual de 2013.

Texto: Carloto Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário