domingo, 22 de janeiro de 2012

Câmara aprova projeto de lei da cultura em Ribamar Fiquene

Ribamar Fiquene – Em sessão extraordinária, quinta-feira (19), a Câmara Municipal aprovou o projeto de 173/2012 que institui e cria o Sistema Municipal de Cultura, que dispõe sobre diretrizes para políticas públicas de cultura. O projeto foi aprovado por unanimidade dos vereadores, que foram convocados pelo Poder Executivo, para a sessão extraordinária, de acordo com o que prevê a Lei Orgânica do Município.
Vereadores Régis e Raimundinho de Ribamar Fiquene.
O presidente da Câmara, Genival Fonseca e o líder do governo vereador Raimundinho da Lobão lideram o encaminhamento da proposta aprovada por unanimidade, cumprindo o regimento interno quanto a dispensa dos interstício, devido a mensagem enviada ao legislativo municipal requerer pedido de urgência, urgentíssima para avaliação e aprovação da lei. Foi retirado do texto original o art. 43.

A avaliação, discussão e votação foram acompanhadas pelo secretário municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Esporte, Edvan Araújo, que a convite do presidente da Câmara, teve a oportunidade de contribuir com esclarecimentos constituídos na proposta do governo municipal de Ribamar Fiquene.

A lei que institui o Sistema Municipal de Cultura servirá para ampliar a participação efetiva e transparência nas ações públicas voltadas para a cultura fiquenense, propondo a criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais como instrumento institucional e o Fundo Municipal de Incentivo a Cultura.

O presidente da Câmara destacou a importância da lei e que a aprovação do Sistema Municipal de Cultura, torna obrigatório o Conselho Municipal de Cultura, o Fundo Municipal de Incentivo a Cultura, as conferências municipais, os fóruns de debates objeto para a temática da elaboração de projetos que receberão incentivos financeiros no âmbito da cultura.

Votaram pela aprovação da lei que cria e institui o Sistema Municipal de Cultura e cria o Fundo Municipal de Incentivo a Cultura, os vereadores: Raimundinho da Lobão (PR) líder do governo, Régis Barbosa (PR), Pedro Silvino (PSDB) líder da bancada, Betânia Edivirgens (DEM), Arcanja Lima (PTB), João Louza (PDT), Júlio César (PDT) e Reginaldo Miranda (PSB) e o presidente Genival Fonseca (PSD).

De acordo com a lei, a Conferência Municipal de Cultura será realizada a cada dois anos, por convocação da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. A primeira Conferência vai ser convocada nesta terça-feira (24) e será realizada no dia 31 de janeiro de 2012. A afirmação nesse sentido foi do secretário de Cultura, Edvan Araújo.

O prefeito interino Luís Sabino deverá sancionar a lei nesta segunda-feira, 23 de janeiro, segundo informou a assessoria de gabinete da prefeitura de Ribamar Fiquene.

3 comentários:

  1. muito bom isso .tbm fiquei muito lisongiado por isso apesar de ter morado muito tempo ai.e tbm por ser primo do inlustre,veredor .Julio Cesar

    ResponderExcluir
  2. muito bom isso .tbm fiquei muito lisongiado por isso apesar de ter morado muito tempo ai.e tbm por ser primo do inlustre,veredor .Julio Cesar

    ResponderExcluir
  3. muito bom isso .tbm fiquei muito lisongiado por isso apesar de ter morado muito tempo ai.e tbm por ser primo do inlustre,veredor .Julio Cesar

    ResponderExcluir