terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Jiu-Jitsu nas escolas realiza troca de faixas em atletas

Dezoito alunos atletas, sendo 16 homens e duas mulheres, foram graduados no evento.
(Foto: Dema de Oliveira).

Imperatriz - Fim de ano chegando e, como de costume no Jiu-Jitsu, é hora da graduação. Quando se fala desse tema, trata-se de reconhecer a evolução individual de cada aluno atleta, seja pela troca de faixa ou pelo simples recebimento de um, ou mais graus. É um momento bastante especial e esperado por boa parte dos praticantes, assim como dos professores. Por esse motivo é que o ‘Projeto Jiu-Jitsu nas Escolas’, custeado pela Prefeitura de Imperatriz, sob a coordenação da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel), realizou no último domingo (4), graduação de alunos atletas, bem como um aulão de Jiu-Jitsu.

Evento aconteceu no Imperial Shopping em uma parceria da prefeitura, por meio da Sedel, com aquele estabelecimento comercial. Cerca de 80 alunos/atletas, dos três núcleos do Projeto Jiu-Jitsu nas Escolas (Complexo Esportivo Barjonas Lobão, Recanto Universitário e Planalto), participaram da graduação, que é, na verdade, mudanças de faixas, como também do aulão.

O coordenador do projeto Jiu-Jitsu nas Escolas, Denis Venceslau, destacou que por estar no mês de dezembro em que é comemorado a maior festa da humanidade, o nascimento de Jesus Cristo, o aulão serviu para além dos alunos atletas testarem o que já aprenderam até agora, como também para se confraternizarem. “A principal finalidade dessa ação aqui, é recreação. Trazer os meninos no shopping para passear, dar uma volta, fazer uma aula, enfim, confraternizarem-se”, destacou.

Cerca de 18 alunos atletas, sendo 16 homens e duas mulheres, foram graduados. Os alunos atletas graduados, têm idade até 15 anos, e passaram de faixa branca para faixa azul, sendo que de azul para roxa, os alunos atletas, ainda não alcançaram esse padrão. No meio do próximo ano, os alunos atletas que sobressaírem mais, poderão ser graduados com uma faixa roxa ou consecutiva. O professor Denis Vasconcelos, disse que a expectativa para a retomada após a melhora da pandemia, foi ótima. Tudo ficou muito parado e os meninos ficaram muito tempo sem um treinamento na excepção da palavra, diferente dos treinos feitos em casa, que não foram a mesma coisa.

Mesmo assim, os meninos voltaram com muita vontade, tanto que já foi feito um torneio interno e o projeto teve vários campeões, em disputa com alunos de academias convidadas. O que foi provado com a paralisação devido à pandemia é que o nível técnico não caiu. Por isso a expectativa é de que no próximo ano, os alunos/atletas do projeto, disputem competições mais altas.

Faixas do Jiu-Jitsu
Branca (com permanência mínima de 01 ano), Amarela (para atletas até 15 anos), Laranja (para atletas até 15 anos), Verde (para atletas até 15 anos), Azul (Permanência média de 1 ano e meio, a 2 anos), Roxa (Permanência média 2 anos), Marrom (Permanência média, 1 ano e meio), Preta.

Texto: Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário