domingo, 2 de março de 2014

Bastidores da política deste domingo...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste domingo.

Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
Março 2, 2014

(In)segurança
O carnaval é a época de maior índice de violência. Foliões se excedem no álcool e os bandidos aproveitam a festa para praticar os crimes. A Polícia Militar é a responsável pelo trabalho preventivo. E a segurança, como a saúde, é um serviço essencial. Mas justamente nesta época os policiais militares resolveram realizar uma “operação tartaruga” para pressionar o governo por reajuste salarial, embora tenham sido contemplados com um aumento de 7%, mas querem 18%. Que os policiais precisam de aumento e um salário digno, não se discute. Porém, não podem deixar a população ficar entregue à própria sorte, especialmente agora, em pleno carnaval, onde o clima fica mais propício à violência. Vale destacar que o Estado é responsável civilmente por possíveis danos que a população venha a sofrer. Inclusive o comando da instituição policial. Portanto, seria importante que houvesse um bom senso por parte dos policiais, não pensando no governo, mas na própria sociedade, única prejudicada nesse imbróglio entre tais partes.

Não tem jeito
Se não faz, criticam. Se faz, também criticam. E o pior, não se libertam do pessimismo. Assim é em relação ao asfaltamento da Estrada do Arroz. Mesmo com a licitação já feita e o secretário Luís Fernando tendo assinado a ordem de serviço, ainda há os incrédulos e aqueles que criticam simplesmente por serem contra tudo, especialmente militantes do grupo de oposição. Mas, independente de picuinhas, a obra vai sair e quem depende da rodovia, como os moradores dos povoados e fazendeiros, estão comemorando. Afinal, foram longos anos de espera.

Feira de Fátima
Li ontem no facebook comentários de algumas pessoas sobre a feira em plena Praça de Fátima. Todas contrárias. Mas há aqueles que defendem. Na verdade, é inadmissível que uma praça, ainda mais a de Fátima, em pleno centro da cidade, sendo usada por feirantes, se já não bastassem as ruas e o calçadão tomados de camelôs. Há várias feiras na cidade, não havendo necessidade da prefeitura permitir o uso daquele logradouro público para venda de galinha, verduras e legumes.

Pensando bem
O presidente do Cavalo de Aço, Edivaldo Cardoso, é duro na queda. Com apoio de meia dúzia de torcedores, conseguiu vencer a queda-de-braço que travou com conselheiros do clube. E ainda teve a sorte do time ganhar do Sampaio.

Governador
Na sua vinda a Imperatriz, anteontem, o secretário Luís Fernando confessou a ex-prefeito de um município da região que só será candidato se for governador, referindo-se à eleição indireta. Ou seja, será governador a partir de abril, porque na disputa da eleição de 5 de outubro ele já está dentro.

Antecipação
Alguns prefeitos anteciparam o pagamento dos servidores para não passarem o feriadão de carnaval lisos. Alguns diriam que não fizeram mais do que a obrigação. Pode ser, mas por que os outros também não fizeram isso? E mais: é obrigação pagar o salário, mas não é obrigação antecipar pagamento. Portanto, ganharam ponto os que se preocuparam com os servidores.
- No mais, é blá-blá-blá de adversário.

Só alegria
É carnaval. Nada de excesso. E se beber, não dirija. Boa folia a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário