quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Trajetória.


Marcelo Rodrigues batendo na latinha na Mirante AM.

Marcelo Rodrigues começou no rádio em 1968, na extinta Rádio Ribamar AM em São Luis, onde trabalhou como locutor artístico e fez parte da equipe de esportes, sendo repórter setorista e depois narrador, lançado por Luciano Silva. Em 1972, ainda na capital, depois de conquistar grande audiência, foi contratado pela Rádio Difusora AM e pela TV Difusora (família Barcelar), integrando o primeiro time de esportes do rádio maranhense, ao lado de outros craques da comunicação. “Tínhamos um rádio forte e a televisão começando a consolidar, e a Difusora era líder absoluta de audiência em todo estado, sendo a preferida do público em muitas cidades do Nordeste”, recorda Juracy Vieira, contemporâneo de Marcelo na emissora ludovicense, onde a dupla fez bastante sucesso.

Em março de 1979, a convite de Moacyr Spósito (já falecido), veio para Imperatriz , assumir a direção de esportes e ser o principal narrador da Rádio Imperatriz AM – recém inaugurada – formando uma equipe esportiva que marcou época, com Jurivê Macedo (falecido) nos comentários; Clodomir Guimarães, o Corró e Jânio Arley, nas reportagens. Além disso, na emissora imperatrizense, comandou programas de sucesso junto aos ouvintes, como o ‘Sua carta vale música’ e teve participações importantes na grade de jornalismo, como em coberturas especiais de carnaval e eleições. Na Rádio Imperatriz, uma das grandes marcas do comunicador, foi a criação do bordão “Eu falo e nêgo dúvida”, utilizado quando tratava de assuntos polêmicos em seus comentários, na busca de soluções para os problemas que atingiam a cidade.

Em 1983, Marcelo Rodrigues assumiu a Secretaria Municipal de Comunicação na gestão de José Ribamar Fiquene (1983 – 1989), inaugurando em 16 de julho de 1984, a TV Educativa Canal 2 (extinta), emissora idealizada por Marcelo e que ficou conhecida como “a escolinha”, por abrir oportunidade a formação de novos profissionais da comunicação.

O jornalista, fundou também a Rádio Cultura FM no ano de 1988, hoje Difusora Sul FM (105,1 Mhz) e em 1991, colocou para funcionar a TV Difusora canal 7, emissora geradora do SBT, abrindo oportunidade profissional, a outros tantos talentos da imprensa local.

Na política, atuou como assessor de comunicação do Governo do Estado, nos governos de Luiz Rocha (1983 – 1986), Edison Lobão (1991 – 1993) e Ribamar Fiquene (1994). Foi coordenador de imprensa da Prefeitura de Imperatriz, na gestão de Ildon Marques (1998 – 2000); secretário de governo da Prefeitura de Ribamar Fiquene, na administração Ita Alves (2001 – 2004) e está na secretaria de Comunicação do mesmo município, nomeado pelo prefeito Dione Alves (2007 – até hoje).

Atualmente, Marcelo Rodrigues comanda as jornadas esportivas do Sistema Mirante de Rádio e comenta sobre os assuntos do setor, na televisão do mesmo grupo.

Já passou pelas rádios Nativa FM, Capital AM (hoje Karajás) e Timbira AM; TV Nativa e TV Capital; jornais O Progresso, Capital, O Estado do Maranhão e Folha do Dia, entre outros periódicos. Atuou também, na coordenação de jornalismo das produtoras de vídeo Canal Comunicação e New Age Publicidade.

Me sinto orgulhoso de ter comentado vários jogos para o "Moreno" no auge da Rádio Cultura FM, hoje Rádio Difusora Sul, 105,1 mhz.

Parabéns Moreno, voce merece!

Colaboração: Marcelo Júnior.



Nenhum comentário:

Postar um comentário