domingo, 3 de fevereiro de 2019

Com gol no início, Corinthians vence o Palmeiras, no Allianz Parque

Lateral Danilo Avelar comemora gol feito no início do jogo.
(Foto: Marcos Ribolli)
São Paulo - O Palmeiras estava invicto. O Corinthians vinha de derrota em casa para time pequeno, mas clássico é clássico. Jogando no estilo Carille de 2017, fechadinho na defesa e aproveitando os erros do adversário, o Timão bateu o Verdão por 1 a 0 na arena do rival, na tarde de sábado (2), pela 5ª rodada do Campeonato Paulista. Danilo Avelar, aos 7 minutos do 1º tempo, fez o único gol do jogo, pegando rebote de cabeçada de Gustavo. O Palmeiras de Felipão mostrou pouca criatividade e abusou das bolas alçadas à área, sem sucesso. Desta vez, não houve polêmicas de arbitragem, como na final do Paulistão do ano passado: o único momento mais tenso foi a expulsão de Deyverson, e foi merecida - o atacante cuspiu no volante Richard, a poucos metros do árbitro Luiz Flávio de Oliveira.

1º Tempo
O Corinthians foi feliz em sua proposta de jogo e, por isso, mereceu a vitória no primeiro tempo. A ideia era clara e remete ao Corinthians de Carille em 2017: segurar na defesa, com linhas de marcação muito próximas, e saída nos contra-ataques. Acabou abrindo o placar aos 7 minutos, com Danilo Avelar aproveitando rebote em bola alçada na área em cobrança de falta. Já o Palmeiras foi de uma burocracia absolutamente incompatível com a força de seu elenco. Lucas Lima, por exemplo, foi uma figura nula na armação. Carlos Eduardo, décima contratação mais cara de um clube brasileiro (R$ 25 milhões pagos ao Pyramids, do Egito), irritava a torcida ciscando com pedaladas que não resultavam em nada. Só Dudu parecia tentar se movimentar mais, correndo por todos os lados. Muito pouco para conseguir furar a defesa do Corinthians.

2º Tempo
O Palmeiras voltou do intervalo com Felipe Pires no lugar de Carlos Eduardo. Pouca coisa mudou. O Palmeiras continuou sendo um time previsível, assim como a segunda mudança de Felipão, aos 14: Deyverson no lugar de Borja. O time alviverde insistia em bolas alçadas na área, enquanto o Corinthians não mostrava pudor nenhum em se defender com os 11 jogadores. Aos 25, Felipão trocou o volante Bruno Henrique pelo meia Gustavo Scarpa. Carille mudou três de seus meio-campistas (saíram Ramiro, Mateus Vital e Jadson), e o ritmo intenso de marcação se manteve. Para piorar para o Palmeiras, Deyverson foi expulso no fim, por cusparada em Richard.

Arbitragem
O clássico deste sábado foi disputado exatamente 300 dias depois da polêmica final do Campeonato Paulista do ano passado, quando o Palmeiras reclamou de interferência externa no trabalho da arbitragem, que marcou pênalti de Ralf em Dudu e depois voltou atrás. O jogo deste sábado foi apitado por Luiz Flávio de Oliveira. Palmeirenses ensaiaram uma reclamação com relação à posição de Gustavo na origem do lance do gol de Danilo Avelar, mas a posição era legal. Já a expulsão de Deyverson foi incontestável: o atacante deu uma cusparada no volante Richard, a poucos metros do árbitro Luiz Flávio de Oliveira. Até o técnico Felipão concordou com o cartão vermelho. A avaliação da Federação Paulista foi positiva. 

Freguês? 
Foi o sétimo Dérbi na moderna arena do Palmeiras. E o clube da casa é freguês: agora são quatro vitórias do Corinthians contra apenas duas do Palmeiras (e um empate). Por conta disso, nas redes sociais, o Corinthians provocou o Palmeiras, geral, o Palmeiras não perdia desde 24 de outubro do ano passado (2 a 0 para o Boca Juniors na Argentina, jogo de ida das semifinais da Libertadores). Desde então, haviam sido oito partidas e cinco empates (além de um título brasileiro conquistado no período). Em casa, o Palmeiras não perdia desde 12 de setembro (Cruzeiro, na Copa do Brasil).

Classificação
Palmeiras: Primeiro no Grupo B com 10 pontos / Próximo jogo no Paulistão: Bragantino, dia 11, no Pacaembu.

Corinthians: Segundo no Grupo C com 7 pontos / Próximo jogo no Paulistão: Novorizontino, dia 10, em Novo Horizonte.

Fonte: Globo.com

Assista, no vídeo abaixo, os melhores de Palmeiras 0 x 1 Corinthians.

Nenhum comentário:

Postar um comentário