terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Guia do Campeonato Maranhense 2019

Moto Club defende o titulo de 2018. 
(Foto: Gaudêncio Carvalho/Moto)
São Luís - O Campeonato Maranhense começa no próximo fim de semana e será disputado novamente por oito times (Moto, Sampaio, Maranhão, Imperatriz, Cordino, São José, Santa Quitéria e Pinheiro) em um turno único. Ao fim da primeira fase, com sete rodadas, os quatro melhores avançam para a semifinal e final, disputadas em jogos de ida e volta.

Classificação para a Copa do Nordeste, as duas vagas para a Copa do Brasil e uma vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro estão em disputa novamente nesta edição. A outra vaga para Série D de 2020 fica em disputa na Copa FMF, no segundo semestre. Moto, Sampaio e Maranhão mandam seus jogos em São Luís. O Imperatriz tem sede na cidade de mesmo nome, assim como o Pinheiro. O Cordino é o time que representa Barra do Corda. O Santa Quitéria teve que sair de sua cidade por desacerto de bastidores e mandará os jogos na cidade de São Mateus, assim como o São José, que tem um estádio inviabilizado em Ribamar, por isso será o time a jogar como mandante em Rosário.

Regulamento
O estadual 2019 segue o mesmo modelo de regulamento de 2018, com a fase de classificação (jogos só de ida), semifinal e final (cm jogos de ida e volta). Na fase de pontos corridos, em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) maior saldo de gols no confronto direto; 6) menor número de cartões vermelhos; 7) menor número de cartões amarelos; 8) sorteio. O último colocado na fase classificatória será rebaixado para a Série B do Campeonato Maranhense de 2020.

Moto Club
O Moto é o atual campeão maranhense e busca este ano seu 27º título estadual. Da campanha do ano passado, o time manteve apenas o lateral-direito Diego Renan do time titular. A renovação foi grande no time, mas a responsabilidade do clube é a mesma. O Papão fez mais de 40 dias de pré-temporada para que o time comandado por Wallace Lemos tenha condições de manter a performance em bom nível no Estadual e nas copas do Nordeste e do Brasil, competições que o time vai disputar paralelamente. Na formação nova para 2019, os novatos que começam a ganhar mais destaque são os meias Evandro Russo e Juninho Arcanjo. Ao fim da preparação, sofreu uma baixa importante, o goleiro Vitor Paiva machucou o joelho e saiu da equipe titular. Agora espera por resultados de exames para saber se precisará passar por cirurgia. Ele estava entre os destaques também.
Time base: Rodolfo; Diego Renan, Lucas Dias, Alisson e Matheus Mendes; Naílson, Lucas Hulk e Juninho Arcanjo; Evandro Russo, Danilo Galvão e Márcio Diogo. Técnico: Wallace Lemos.

Imperatriz
O Imperatriz chega em 2019 depois de ter uma de suas melhores temporadas em 2018. O time foi vice-campeão maranhense e no Campeonato Brasileiro teve sucesso ao conseguir o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro. O time mudou de treinador na saída de Marcinho Guerreiro e na chegada de Ruy Scarpino. A pré-temporada durou cerca de um mês e serviu para o torcedor conhecer também seu novo time. Mesmo mantendo uma base, o Cavalo aproveitou para reforçar a equipe com caras novas como Marcos Paullo e Diogo Oliveira. Este ano, além do Campeonato Maranhense, o Imperatriz joga a Copa do Brasil e a Série C do Campeonato Brasileiro.
Time base: com Jean; Gabriel Paulo, Renan Dutra, Anderson e Renan; Peu, Daniel Barros e Marcos Paullo; Kaká, Júnior Chicão e Lucas Campos. Técnico: Ruy Scarpino.

Cordino
O Cordino passa por sérias mudanças em relação aos últimos anos. O treinador até conhecido da torcida da Onça de Barra do Corda, mas a equipe vai se valer de muitos jovens tentando um espaço no futebol profissional. O problema financeiro do Cordino se agravou nos últimos meses ao ponto de o ídolo da história do clube, Ulisses (artilheiro em três Maranhenses pela equipe) ter recusado acertar seu retorno ao time de sua cidade. O meia-atacante foi anunciado pelo Sampaio e o Cordino perdeu uma de suas grandes referências.
O time começou a treinar dia 2 de janeiro e o treinador tenta montar a equipe para neste momento evitar o rebaixamento. O lateral Luís Jorge, com passagens por Moto, Sampaio e MAC, está no time. Do futebol cearense o time contratou o Mateus Sorriso e Conrado. Vindo da base do Moto tem o zagueiro Dedé, e o atacante Toquinho, que já jogou por Moto e MAC.
Time base: Marco Aurélio; Léo, Dedé, Eduardo e Fernando Chocó; Mateus Sorriso, William e Júnior Masset; Toquinho, Pedro Igor e Rogerinho. Técnico: Marlon Cutrim.

Pinheiro
O Pinheiro está de volta a divisão de elite do Campeonato Maranhense depois de ter conquistado a única vaga de acesso via Série B Maranhense. Em 2018, a equipe, depois de festejar o feito no Maranhense, por muito pouco não garante a inédita vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. O treinador Luís Miguel foi mantido como comandante do PAC, assim como boa parte do time. O artilheiro Diego Vitor saiu após receber uma proposta do Moto, mas o time manteve o meia Neto, o goleiro Jaílson e o lateral-direito Vivico. Como reforços, a equipe pinheirense contratou jogadores conhecidos do futebol maranhense como o meia Juninho Pindaré e o atacante Vinícius Paquetá.
Time base: Jaílson; Vivico, Paulo Maranhão, Paulinho e Maycon; Tayson , Heyder, Juninho Pindaré e Neto; Cajari e Vinícius Paquetá. Técnico: Luis Miguel.

Maranhão
O título da Copa FMF no passado e a volta ao Brasileiro da Série D, dão ao MAC moral para temporada 2019. A equipe quadricolor conseguiu manter alguns jogadores da campanha, mas também sofreu sérias mudanças. A começar pela diretoria do clube, que passou por novas eleições, tendo Robson Paz como novo presidente no lugar de Antônio Macedo. O dirigente fez a preferência por um novo treinador. Raimundinho Lopes apesar do título deu lugar a Marcinho Guerreiro, atual campeão do Estadual com o Moto e com passagens subsequentes no Imperatriz e Sampaio ainda em 2018.
O treinador iniciou atividades no dia dois de janeiro e apostou na contratação de nomes com quem já trabalhou. Destaque para os atuais campeões com ele do Maranhense Ricardo Maranhão e Rafael Santos.
Time base: Silva; Denilson, Bruno Bacabal, Anderson Alagoano e Jefferson Abreu; William, Rafael e Carlinhos; Russo, Ricardo e Cleber. Técnico: Marcinho Guerreiro.

Sampaio
Maior detentor de títulos do Campeonato Maranhense, com 33, o Sampaio foi muito mal no último estadual, onde sequer chegou as semifinais da competição. Por isso, chega com grande responsabilidade na nova temporada. A Bolívia Querida viveu céu e inferno em 2018 com o título inédito da Copa do Nordeste e o rebaixamento na Série B do Brasileiro, campanha que culminou com a maior reformulação de elenco da história recente do time. A aposta para o comando técnico, entretanto, foi em um velho conhecido. Com conquistas nacionais e estaduais com o Sampaio, Flávio Araújo chega para sua quarta passagem no clube. O time está cheio de caras novas e o treinador vem treinando com uma série de variações táticas, que vão de uma simples linha de quatro a utilização de três zagueiros.
Time base: Rodrigo Santos; Talisson, Paulo Sérgio, Wanderson, Moisés e Rômulo; Dedé, João Felipe e Cleitinho; Salatiel e Maxuell Samurai. Técnico: Flávio Araújo.

São José
O São José entra na competição buscando a manutenção da vaga na divisão de elite do Campeonato Maranhense. O clube iniciou sua pré-temporada no dia 03 de janeiro e corre contra o tempo para conseguir chega em boas condições no começo da competição. Apesar da curta pré-temporada, o Peixe Pedra ainda conseguiu fazer algumas partidas amistosas para tentar entrosar o grupo que foi formado pela base da Copa FMF do ano passado, engrossada com alguns atletas de outros estados que chegaram no decorrer da preparação. O técnico da equipe será Marquinhos Fumê, que já esteve em diversas equipes do interior maranhense. As partidas da equipe, entretanto, não acontecerão em São José de Ribamar, pois o estádio Dário Santos está interditado. Os jogos serão realizados em Rosário, no estádio Serejão.
Time base: Israel; Robert, Rodrigo Barreto, Patrick e Tiririca; Kléo, Alessandro e Popó; Breno, Nikiba e Roni. Técnico: Marquinhos Fumê.

Santa Quitéria
O Santa Quitéria é outro time que entra no campeonato com o objetivo claro de manutenção. O time chega no Estadual sem seu principal trunfo: o Rodrigão e seu forte calor. A Raposa não chegou a um acordo para atuar em sua cidade e vai mandar seu jogos na cidade de São Mateus-MA no estádio Pinheirão. Entretanto, os treinos da equipe têm acontecido desde dezembro em São Luís. Durante a preparação foram feitos vários amistosos, mas, um sinal de alerta ficou ligado após goleadas seguidas para Moto e Sampaio, por 6 a 0 e 6 a 1, respectivamente. O comandante da equipe é o mesmo que terminou o ano passado na Copa FMF, Tom Abreu. Na competição que fechou o calendário maranhense o Santinha caiu nas semifinais. O elenco é formado por boa parte do torneio seletivo disputado em 2018.
Time base: Daniel; Léo, De Leon, Ronaldo e Bruninho; Ferdinand, Niquito, Rodrigo Sá e Careca; Diogo e Icatu. Técnico: Tom Abreu.

Fonte: GE Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário