Parceiro do Blog

Parceiro do Blog

Rádio MDB Brasil Nacionais

Rádio MDB Internacionais Dançantes

Rádio MDB 2 Internacionais Românticas

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Novembro Azul alerta para os cuidados com o câncer de pênis

Imperatriz - Além da prevenção contra o câncer de próstata, as ações da campanha Novembro Azul chamam atenção para o câncer de pênis, doença rara, mas que pode atingir homens na faixa de 50 anos de idade. Quem alerta sobre o caso é a oncologista Kellen Cristina, membro do corpo de médicos do Centro de Tratamento de Câncer – Oncoradium, com apoio do Instituto Amar Mais. Higiene é a forma mais poderosa de prevenção contra a doença. 

A médica comenta sobre a importância de tocar no assunto: “Falar de câncer de próstata é importante, mas devemos também estar atentos ao câncer de pênis. A maioria dos casos registrados afetou homens com idade mais avançada e é uma doença que dá pra identificar muito facilmente. Prevenção é sempre a melhor solução”.

De acordo com as explicações da oncologista, o câncer peniano é causado pela má higiene ou por falta de cuidados nas relações sexuais. Os primeiros sintomas podem ser identificados com o autoexame. “Se surgir alguma mancha que seja mais clara do que a pele do pênis, o homem deve procurar urgentemente um urologista”, orienta Kellen Cristina. Secreção, mau cheiro, tumoração no pênis ou virilha e inflamações e coceiras também são alguns dos sintomas.

Assim como o diagnóstico, a prevenção é muito simples: “A principal ação de prevenção é o uso de preservativo e limpeza diária do pênis com água e sabão, principalmente depois das relações sexuais e masturbação”, orienta a médica. Outra grande arma de prevenção contra o câncer de pênis é a cirurgia de fimose, que consiste em retirar parte do couro que cobre a cabeça do pênis, o que facilita ainda mais a higiene.

O câncer de pênis pode causar amputação do órgão e, em casos mais avançados, até a morte. A doença já dizimou mais de 300 homens no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – Inca.

Texto: Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário