sábado, 19 de novembro de 2016

Coluna Na Marca do Pênalti deste sábado...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da Coluna, "Na Marca do Pênalti", edição deste sábado, 19 de novembro de 2016, do jornal "Correio Popular", escrita pelo radialista, Carloto Júnior.
Radialista Carloto Júnior.

Na Marca do Pênalti
19 de novembro de 2016

O sábado
...é de decisão no Campeonato Brasileiro da Série B. Não com relação ao título, já que o Atlético/GO já é o campão com duas rodadas de antecedência. Mas sim com relação a definição das outras três equipes que subirão para a Série A de 2017, além dos rebaixados para a Série C. Na disputa das três vagas restantes para o acesso, o Vasco, 2º colocado com 62 pontos, precisa de uma vitória (enfrenta o Criciúma em Santa Catarina) para carimbar o passaporte de volta á elite do futebol brasileiro. Pode até subir com o empate, desde que o Náutico, 5º colocado (57), não vença o Tupi em Juiz de Fora. A mesma situação serve para o Avaí (62), 3º colocado, que visita o Londrina. O 4º colocado, Bahia, com 60 pontos, precisa vencer o Bragantino, na Fonte Nova, e torcer para que Náutico e Londrina não vençam na rodada. Se esses prognósticos se confirmarem, a rodada define as 4 equipes que vão está na Série A do próximo ano.

Os rebaixados...
...podem, também, ser conhecidos neste sábado. O Sampaio Corrêa (27), último colocado, e o Tupi (30), penúltimo, já estão rebaixados para a Série C de 2017, já que o Oeste, primeira equipe fora do Z-4 soma 38 pontos, restando, apenas, um jogo. O Bragantino (32), que enfrenta o Bahia na Fonte Nova, precisa vencer seus dois jogos para chegar aos 38 pontos e se classifica nos números de vitórias deste que o Oeste perca seu último jogo contra o Náutico e o Joinville (37) não vença o Vila Nova na última rodada. Já o Joinville, que venceu o Oeste ontem e chegou aos 37 pontos, mas continua sendo o primeiro na zona de rebaixamento, precisa vencer o Vila Nova na última rodada. Se salva, também, com um empate, desde que o Oeste perca seu jogo e o Bragantino não vença seus dois compromissos. Já o Oeste (38), primeiro fora do Z-4, se vencer seu último jogo, garante sua permanência na Série B. Em caso de empate ou derrota, tem que torcer para o Joinville e Bragantino não vencerem seus jogos.

Na Série A...
...que não tem jogos neste sábado, o Palmeiras pode ser campeão no domingo, com duas rodadas de antecedência. Com o empate, na quinta-feira, contra o Atlético Mineiro, em Belo Horizonte, o Verdão, que chegou aos 71 pontos, viu a diferença, para o Santos (67), cair para 4 pontos. Mesmo assim, caso o Palmeiras vença o Botafogo, em São Paulo, e Santos e Flamengo percam seus jogos, o Verdão levanta o título por antecipação. O Santos enfrenta o Cruzeiro, no Mineirão, no mesmo horário de Palmeiras x Botafogo, na Arena Palmeiras. O Flamengo recebe o Coritiba, às 18h30, no Maracanã. Mesmo que o Palmeiras vença sei jogo e o Santos perca para o Cruzeiro, o time paulista vai ter que aguardar o resultado do jogo do Flamengo. Com a vitória, o Palmeiras chega aos 74 pontos, restando dois jogos. O Santos, com 67, perdendo para o Cruzeiro, poderá chegar só aos 73. O Flamengo, 66, se não vencer, também não chegará mais aos 74 pontos do Verdão. Domingo de contas e emoção.

Felizmente...
...o time Sub 20 do Imperatriz viajou para Alagoas, onde vai disputar, a partir de domingo, a Copa do Nordeste da categoria. Foram horas de muita apreensão por conta da dificuldade da diretoria do Cavalo de Aço conseguir o ônibus para a viagem. Quando já se imaginava que não ia ser possível a delegação viajar, eis que aparece o secretário de estado da infraestrutura, Clayton Noleto, que entrou no circuito e conseguiu resolver a questão do ônibus. Clayton, desde que foi nomeado secretário de estado tem se mostrado um solucionador de problemas, seja na sua pasta ou em outras questões, como esta do esporte, na cidade de Imperatriz. Ano passado, por várias vezes esteve presente nos momentos difíceis que o time passou e nunca se omitiu na busca de soluções para os problemas que o Cavalo de Aço tem enfrentado. Outras vezes, evidentemente, não conseguiu atender as solicitações dos dirigentes, até porque, por mais que se empenhe, não se consegue resolver todos os problemas. Mas, sem sombra de dúvidas, Clayton Noleto tem mais créditos nas questões do Imperatriz, do que débito. Parabéns ao secretário.

Após...
...o embarque da delegação do Imperatriz, com destino a Maceió, onde o time vai disputar a Copa do Nordeste Sub 20, é preciso que a diretoria do Imperatriz repense o seu modelo de administrar o clube. É muito importante para a cidade e o para o estado a participação do Cavalo de Aço em competições iguais a Copa do Nordeste, mas não se pode assumir uma responsabilidade de tamanha importância sem um mínimo de planejamento. Sorte do Imperatriz e de seus dirigentes, a cidade ter um secretário de estado com a importância de Clayton Noleto, que, além de ser de Imperatriz, é um apaixonado pelo futebol. Não foi correto, por parte do presidente do Imperatriz, além de outras pessoas, alegar que se o Governo do Estado cedeu um ônibus para o Americano viajar, tinha, também, que ceder um para o Imperatriz. A banda não toca desta maneira. Era preciso saber como o Americano conseguiu o ônibus e buscar o mesmo processo para, também, conseguir. Chegou até a Coluna que o presidente do Americano procurou o secretário de estado de esporte e apresentou um projeto, coisa que o Imperatriz não fez. O caminho seria ter procurado o secretário de esporte de Imperatriz, Saulo Dino, irmão do governador e através dele tentar conseguir o ônibus. Com certeza a situação seria resolvida, até porque, o secretário Saulo, por inúmeras vezes intercedeu a favor do Cavalo de Aço e não se omitiria desta vez. Essa maneira de pressionar para conseguir os objetivos já não funciona mais. Que sirva de exemplo e que a diretoria do Imperatriz possa ter mais habilidade nas soluções dos seus problemas financeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário