terça-feira, 21 de junho de 2016

Bastidores da política desta terça...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 21 de junho de 2016.
Jornalista Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
21 de junho de 2016

Será?
No processo eleitoral de 2004, a então vereadora Mary de Pinho (in memoriam) era a principal figura do Democratas (DEM) de Imperatriz. Gozava da simpatia de todos e foi decidido que ela seria companheira de chapa de Ildon Marques, na época no PMDB. Pois bem. Mary de Pinho foi dormir vice e quando o dia amanheceu, para surpresa de toda a classe política de Imperatriz, surge o nome da assistente social Tereza Simões. Resultado: além de não emplacar como vice, Mary de Pinho não conseguiu se reeleger. Agora, 12 anos depois, o filho de Mary, vereador Esmerahdson de Pinho, líder do Democratas na região, declarou total apoio à pré-candidata Rosângela Curado (PDT). Mas com a adesão do PCdoB, ele dormiu como vice e acordou com o nome do vereador Adonilson Lima na composição da chapa. Resta aguardarmos as cenas dos próximos capítulos.

Respostas
Partidos como PSDC, PTB, PR, PV, REDE, DEM e o próprio PDT nutrem enorme simpatia pelo nome de Esmerahdson de Pinho para vice na chapa de Rosângela Curado. Nessa nova configuração com o PCdoB, será que eles irão marchar com o mesmo entusiasmo? Com a palavra os analistas de plantão.

Pra encerrar
Consta nos anais do TRE que o Democratas realizou, nas últimas semanas, mais de 340 filiações sob o comando de Esmerahdson de Pinho. Será se esses militantes irão pedir votos agora com a mesma garra que iriam com o DEM na cabeça de chapa?

O que há?
A opinião é de um observador político em torno da notícia de que o governador Flávio Dino fechou questão de ter Rosângela Curado como candidata do grupo: “Parece que o médio e o baixo clero vermelho em Imperatriz ainda não se dobraram à determinação dos Palácio  dos Leões”. Ou seja: ainda não teriam digerido a retirada da pré-candidatura do deputado Marco Aurélio da corrida sucessória municipal. A mesma coisa aconteceu quando o Palácio dos Leões também rifou o nome do secretário da Infraestrutura, Clayton Noleto. Os camaradas de Imperatriz demoraram a engolir...

Noiva
Quem desejar o apoio do prefeito Madeira terá que procurá-lo. Seria muita pretensão esperar que ele tome a iniciativa. Madeira não é candidato a nada. Nesta eleição ele é uma “noiva”, e das mais cobiçadas. O seu potencial político-eleitoral não pode ser menosprezado por nenhum candidato.

E...
O pré-candidato Ildon Marques (PSB) estaria propenso a procurar o prefeito Sebastião Madeira (PSDB) para conversarem sobre a possibilidade de uma aliança. Ontem, uma pessoa ligadíssima a Ildon conversou com um experiente ex-vereador, que pode ser a ponte para uma aproximação entre os dois líderes políticos. A tendência de Madeira, no momento, é apoiar a possível candidatura do empresário Ribinha Cunha (PSC). Mas este poderia até ser uma opção de Madeira para indicar como vice de Ildon. É aguardar.

Vice
No momento, o PSB tem como aliados o PP e o PTB, aos quais caberá indicar o vice. O PP tem como opções Frederico Ângelo e Hamilton Miranda, e o PTB tem o médico Bener Camacho, que já foi suplente de deputado federal e assumiu o mandato por quatro meses.

Perdas
No mesmo dia, Axixá-TO perdeu dois ex-prefeitos. Na madrugada de domingo faleceu João Dola, aos 85 anos, vítima de complicação pulmonar. À noite, quando ocorria o velório na Câmara Municipal, a cidade recebeu a notícia de que em Palmas havia falecido a ex-prefeita Maria Castro, de 65 anos. Ela tinha câncer.
Em Imperatriz, faleceu o ex-vereador Garrone José Guimarães, ex-presidente da Câmara no período de 01-02-69 a 28-02-70. Ele tinha 93 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário