sexta-feira, 17 de junho de 2016

Bastidores da política desta sexta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira, 17 de junho de 2016.
Jornalista Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
17 de junho de 2016

Será?
O prefeito Sebastião Madeira e o governador Flávio Dino teriam fechado questão em torno da sucessão municipal de Imperatriz. É o que informou, ontem, uma fonte bem situada no ninho tucano. Não sabia, entretanto, se decidiram pelo lançamento da pré-candidatura de Marco Aurélio (PCdoB) ou pelo apoio à pré-candidata do PDT, Rosângela Curado. Esta segunda opção está mais difícil, não pela vontade do governador, mas do prefeito Madeira, que embora os gestos feitos por Rosângela quando estava no exercício do mandato de deputada federal, não procurou uma aproximação. Madeira sempre demonstrou ser favorável a candidatura do deputado Marco Aurélio. Se já houve mesmo uma definição e foi em torno do nome do deputado, certamente o PSDB indicará o vice.

E...
Especulou-se que o vereador Adonilson Lima (PCdoB) não estaria mais tão interessado na pré-candidatura de Marco Aurélio. A sua preferência seria agora pela odontóloga Rosângela Curado, na esperança de ser indicado como vice. Contatado pela coluna na tarde de ontem, Adonilson Lima desmentiu. “Sou defensor do PCdoB. Aliás, sempre fui. Sempre defendi Marco Aurélio, inclusive na campanha, de forma regional. O PDT é que disse que está nos esperando pra compor na majoritária. Mas esse disse-me-disse está perto de desenrolar”, afirmou o vereador. 

Ainda não
Ontem o presidente municipal do PROS, Célio Henrique, informou que o partido ainda não bateu o martelo sobre qual candidatura vai apoiar para prefeito. Disse que o partido ainda está conversando com Rosângela Curado e os outros candidatos, mas que até o final do mês anunciará o nome. “Temos dialogado muito. Estamos trabalhando nossa base para no momento certo irmos todos juntos”.

Polêmica
O promotor Sandro Bíscaro não ficou até o final da Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal de Imperatriz para debater o projeto do vereador Adonilson Lima, propondo o fim da taxa de religação de energia. Bíscaro se manifestou pela legalidade da cobrança e quando Adonilson iniciou sua fala, com críticas, o promotor se levantou e deixou o plenário. Representantes da Cemar argumentaram que é inconstitucional a proibição da taxa de religação. Já o Procon entende o contrário.

Recepção
O grupo da pré-candidata Rosângela Curado fez uma grande recepção no aeroporto aos deputados federais Weverton Rocha e Davi Alves Silva Junior. Hoje o senador Roberto Rocha chegará na cidade. Uma liderança política provoca: - Será se o grupo do pré-candidato Ildon Marques também fará recepção igual?

Olha aí!
O PPS está conversando com o PSB para que apoie a pré-candidata a prefeita Eliziane Gama. Se fizerem acordo em São Luís, provavelmente o senador Roberto Rocha reivindicará ao PPS uma aliança em Imperatriz para apoiar a pré-candidatura de Ildon Marques (PSB). E aí como ficaria o Pastor Porto, que se manifesta como pré-candidato? Restaria uma vaga de vice, cargo para o qual ele se candidatou quatro vezes, duas para vice-governador e duas para vice-prefeito, sendo eleito duas vezes (Jackson Lago e Sebastião Madeira).

Contas
Na sessão dessa quarta-feira, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) emitiu parecer prévio pela desaprovação das contas do prefeito Evando Viana de Araújo (Governador Edison Lobão), referentes ao exercício de 2013. Também receberam parecer prévio pela desaprovação as contas de João Cândido Carvalho Neto (Magalhães de Almeida, 2010) e Maria Deusdete Lima (Centro do Guilherme, 2011). Pela aprovação, receberam parecer prévio as contas de Ernani do Amaral Soares (Alto Parnaíba, 2011, com ressalvas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário