quinta-feira, 23 de junho de 2016

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 23 de junho de 2016.
Jornalista Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
23 de junho de 2016

Jogo esquentando
Hoje o campo político estará agitado em Imperatriz. Dois eventos mobilizarão dois importantes grupos políticos, liderados por Rosângela Curado (PDT) e Ildon Marques (PSB). Empossado como deputado federal, o ex-prefeito será recepcionado no aeroporto ao meio-dia por correligionários e simpatizantes e participará de um encontro. No final da tarde será o lançamento das pré-candidaturas de Rosângela Curado e Adonilson Lima, chapa que terá o apoio do Palácio dos Leões. Com início previsto para as 18h, no Santa Fé Eventos, o ato terá as presenças do governador Flávio Dino, líderes de partidos, deputados federais e estaduais, vereadores e outros aliados. A definição do vice de Rosângela aconteceu um mês antes do início das convenções, marcado para o dia 20 de julho. Quanto a Ildon, o PSB ainda está conversando com outros partidos para a escolha do companheiro de chapa do deputado. A partir dos atos de hoje, intensifica-se a pré-campanha rumo ao Palácio Prefeito Renato Moreira.

Vice
Na sessão de ontem, o vereador Adonilson Lima usou a tribuna da Câmara para fazer um longo discurso sobre a aliança PDT-PCdoB. Começou pela natimorta pré-candidatura de Clayton Noleto, passando pela meteórica pré-candidatura de Marco Aurélio até chegar à indicação dele para vice na chapa de Rosângela Curado. Adonilson também destacou a trajetória do PDT e da sua pré-candidata a prefeita. O filho do povoado de Capa Bode (Coroatá-MA) está empolgado.

Recuo
O Solidariedade do vereador Rildo Amaral estava decidido a apoiar a candidatura do deputado estadual Marco Aurélio. Com a decisão do PCdoB de retirá-lo da disputa para apoiar Rosângela Curado (PDT), Rildo Amaral disse que resolveu recuar. Agora, somente depois que conversar com todos os pré-candidatos é que o SD vai decidir quem apoiar. Consta que Rildo viajará para São Luís neste final de semana para conversar com o presidente estadual do SD, deputado Simplício Araújo. Também se encontraria com dirigentes  de outros partidos.

Faltando
Ainda é preciso saber para onde vai o maior cabo (ou coronel?) eleitoral para que se tenha um clareamento do quadro da sucessão municipal. Quem menosprezar a força do prefeito Sebastião Madeira dará uma demonstração de que não entende de política-eleitoral. Portanto, é aguardar a sua decisão para que se tenha com mais clareza o equilíbrio do jogo.

Mantendo
O vice-prefeito Luiz Carlos Porto reafirmou, ontem, que continua pré-candidato a prefeito. Filiado ao PPS, ele se manifestou ontem ao ser questionado sobre o direcionamento do partido no momento em que estão sendo definidas candidaturas e alianças. Porto, por enquanto, está caminhando sozinho, pois ainda não surgiram outros partidos interessados em segui-lo. Querem, sim, o seu apoio. Se o PPS pretende conquistar uma vaga de vice, no grupo do governador já não tem mais vaga, porque o PCdoB já indicou Adonilson Lima para a chapa de Rosângela Curado (PDT).

Contra
Ontem o presidente da Câmara, vereador José Carlos Barros Soares, subiu à tribuna para fazer um discurso contra a transferência do Viva Cidadão (Rua Godofredo Viana, Centro) para o Imperial Shopping. Segundo ele, além de não ser bom para os usuários, prejudicará os comerciantes da área. Para o vereador, seria mais importante melhorar a estrutura do prédio e o atendimento do que mudá-lo para o shopping, na BR-010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário