quarta-feira, 8 de junho de 2016

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 8 de junho de 2016.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
8 de junho de 2016

Novo comando
Estava na cara que do lado que tem um senador, a queda-de-braço não tinha como ser perdida. O grupo do ex-prefeito Ildon Marques acabou assumindo mesmo o comando do PSB em Imperatriz, substituindo os aliados do prefeito de Timon, Chico Leitoa, presidente estadual do partido e que havia indicado para a presidência local do PSB a advogada Rose Vicentini, inclusive lançando-a pré-candidata a prefeita. A decisão veio do Diretório Nacional, após Ildon Marques e o senador Roberto Rocha se reunirem com o presidente da Executiva Nacional, Carlos Siqueira. A nova Comissão Provisória tem como presidente o advogado Raimundo Fonseca Santos e vice Willamy Figueira Batista. Edson Moreira Sales Júnior é o primeiro secretário; Isalene Rodrigues de Sousa, segunda secretária; Francisco Nildemar Fernandes, secretário de Finanças; Mauro Santos Borges Filho, secretário de Juventude; Radige Barbosa, secretária de Mobilização da Mulher, e Jairo Diniz Martins, secretário de Mobilização Geral. Tem ainda como membros Ildon Marques, Michelangela Barros Vieira, Francisco Rodrigues da Costa e Cleiton Ribeiro Carvalho. O interessante é que praticamente não houve rejeição aos novos socialistas por parte dos antigos filiados. 

Afinados
Ontem, o secretário da Infraestrutura, Clayton Noleto, procurou rebater as especulações de que o governo e o PCdoB não estão dando o devido tratamento ao prefeito Sebastião Madeira. “O prefeito Madeira se reuniu diversas vezes comigo e tratamos das necessidades. As decisões têm sido, inclusive, tomadas conjuntamente. Todos os dias conversamos duas ou três vezes sobre Imperatriz”, comentou Clayton Noleto, reafirmando que “a relação do Governo com Madeira é excelente”.

Força
O apoio do prefeito Sebastião Madeira (PSDB) é imprescindível para qualquer candidato. Por maior desgaste que tivesse, não deixaria de puxar uma significativa fatia do bolo eleitoral. Na eleição de 2014, afirmavam que o seu apoio iria prejudicar o então candidato a governador Flávio Dino, inclusive por causa da greve dos professores. O resultado todo mundo viu. Foram 98.941 votos, que corresponderam a 84,32%. É claro que há o mérito de Flávio Dino, mas Madeira foi importante na campanha. Portanto, é o grande cabo eleitoral (ou mesmo general) nas eleições municipais deste ano.

Pra valer
Ribinha é pré-candidato a prefeito e não abrimos mão”. A garantia é do deputado estadual Léo Cunha, irmão de Ribinha. Na noite de segunda-feira, embora a chuva que caiu na cidade, mais de 400 pessoas participaram de uma reunião promovida pelo PSC na loja maçônica União e Fraternidade. Pelo jeito, o empresário não está “brincando”. Ribinha acredita que pode alcançar os outros pré-candidatos, pois a campanha nem começou e ainda haveria um grande número de eleitores indefinidos. É aguardar.

Água e óleo
O PT já bateu o martelo que não apoiará o pré-candidato do PCdoB, deputado Marco Aurélio, caso o PSDB faça parte da aliança. Daí, a opção seria apoiar Rosângela Curado (PDT) ou lançar candidatura própria. É, na situação em que o PT se encontra devido aos escândalos em Brasília, sua presença no palanque de um candidato não seria vantagem...

Guilhotina
Consta que a caça às bruxas já começou por conta das eleições municipais. Tem gente que já perdeu o emprego porque passou a rezar na cartilha de outro grupo. Outras cabeças “sem juízo” podem rolar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário