segunda-feira, 6 de junho de 2016

Bastidores da politica de domingo...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste domingo, 5 de junho de 2016.
Jornalista Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
5 de junho de 2016

Olha aí!
O deputado federal do Tocantins Irajá Abreu (PSD) apresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) estabelecendo a exigência de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área como condição de elegibilidade para os cargos de senador, deputado federal, estadual ou distrital, presidente, vice-presidente, governador, vice-governador, prefeito, vice-prefeito e vereador. Ele diz que busca “estabelecer um patamar superior para aqueles que tenham a intenção de concorrer a cargos eletivos”. Para o deputado, os aspirantes a cargos eletivos “devem ter, na busca de soluções dos problemas nacionais de forma duradoura, uma visão mais profunda da realidade brasileira, o que a disponibilidade de conhecimentos integrados por uma visão acadêmica pode propiciar com maior efetividade”. Irajá Abreu observa que “hoje, verificamos que muitos membros do Poder Legislativo possuem, inclusive, dificuldade de leitura, o que impede que os membros atuem de modo efetivo nas suas funções constitucionais, na medida em que o exercício de tais funções torna-se cada vez mais complexo e dependente de conhecimentos específicos”. Pois é, deputado, quer dizer que o eleitor que não tem nível superior só serve mesmo para votar?

Sucupira
O prefeito de Oliveira dos Brejinhos/BA fez uma festa para inaugurar um quebra-molas. Isso me faz lembrar de um ex-prefeito de Imperatriz, que colocava até a bandinha municipal para tocar na inauguração de rampa e semáforo. Falando em bandinha, tiveram a “competência” de extingui-la. Foi criada no governo Fiquene, época em que a cultura bombou em Imperatriz.

Mais asfalto
Durante a inauguração de obras na região, o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, informou que o governador Flávio Dino estará em Imperatriz na próxima quarta-feira para autorizar o início da obra de pavimentação da Avenida Itaipu, começando pela Euclides da Cunha, na Praça Ferro de Engomar, até o Recanto Universitário.

Será?
Não nos interessa o apoio do prefeito Sebastião Madeira ao projeto do PDT em Imperatriz”. A frase é do ex-vice-prefeito e um dos líderes do PDT, Jean Carlo. Em contato com a coluna, na manhã de ontem, Jean observou que “Madeira trabalha nos bastidores desde o ano passado para inviabilizar Rosângela”. Jean entende que o candidato que defender a continuidade da atual administração terá problema para convencer a população. “Se a gente não se posicionar em relação à administração municipal, o Ildon leva a eleição. O eleitor identifica nele o anti-Madeira”. No primeiro mandato de Madeira, Jean era o vice.

Destino
Ontem, um observador político indagava sobre o destino do ex-secretário Daniel Souza, caso ele não consiga viabilizar o seu projeto de ser candidato a prefeito pelo PSDB. Especula-se que não seguiria o pré-candidato do PCdoB, Marco Aurélio, que o prefeito Sebastião Madeira está propenso a apoiar. Consta, inclusive, que o ex-secretário de Regularização Fundiária e Meio Ambiente tem mantido contato com o delegado Assis Ramos (PMDB). É aguardar.

Reivindicação
A deputada estadual Valéria Macedo (PDT) solicitou ao governo do Estado a inclusão das ruas do povoado Lagoa Verde e Centro Novo, em Imperatriz, ao Programa Mais Asfalto. A indicação de nº 333/16 atende ao pedido da comunidade por meio da representante social Leila Diniz, do Líder de Jovens da AD, Thiago Rodrigues, e Romário Santos. A parlamentar pediu que a medida tenha a máxima urgência, visto que a Avenida Bayma Junior, principal via de acesso ao Centro Novo e demais povoados, vem se agravando cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário