quarta-feira, 14 de maio de 2014

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 14 de maio de 2014.
Jornalista, Coló Filho, de  Progresso.


Bastidores
14 de Maio de 2014 

Eleição
Ontem os vereadores aprovaram, por unanimidade, a antecipação da eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Imperatriz. Será no próximo dia 5 de junho. Durante a sessão, vários vereadores usaram a tribuna para declarar o voto. A maioria já está decidida em quem votar. Anunciaram que votam em José Carlos os vereadores João Silva, Richard, Enoc, Antonio José, Eudes, Caetana, Esmerahdson e Terezinha Soares. Raimundo Roma disse que vota em Hamilton Miranda. Buzuca também. A surpresa maior foi o anúncio da candidatura do vereador Carlos Hermes, um dos quatro integrantes da oposição. Tem os votos de Marco Aurélio, Aurélio Gomes e Rildo Amaral. Não se manifestaram na sessão os vereadores Chiquim da Diferro, Fidelis Uchoa, Zé da Farmácia e Fátima Avelino. Pimentel estava ausente por motivo de viagem. José Carlos afirma que, com o seu, terá 14 votos.

Pilatos
Pelo jeito, o prefeito Sebastião Madeira lavou as mãos mesmo. É tradição o prefeito se envolver na eleição da Câmara. Como sempre tem maioria, decide a eleição. Assim foi nas três eleições de Hamilton Miranda.

E...
Está formado na Câmara o Grupo dos 14, que fechou acordo não apenas para a eleição da Câmara. O grupo quer também ter influência na escolha do candidato à sucessão do prefeito Sebastião Madeira.

Democracia
O presidente da Câmara, Hamilton Miranda, embora demonstrando incômodo, fez um discurso equilibrado. Disse que a decisão dos vereadores de antecipar a eleição faz parte da democracia. E ao anunciar que é candidato, avisou que a eleição estava começando naquele momento, prometendo visitar todos os vereadores.

Senado
Durante o seu discurso, o vereador João Silva arrancou gargalhadas de todos que acompanhavam a sessão. Ele disse que 8 anos de mandato quem tem é senador. Hamilton Miranda está no sexto ano de mandato. Se vencer, ganha mais dois.

Espertos
A eleição só iria acontecer em dezembro. Mas por que antecipar?, perguntam. Inclusive porque o eleito em junho só vai tomar posse em janeiro. É uma estratégia do grupo de Zé Carlos, que vê uma chance de vitória agora. Em janeiro, dependendo do resultado das urnas para governador, correria o risco de ser até um da oposição. Sendo vencedor Flávio Dino, agora aliado de Madeira, haveria essa possibilidade. Por isso, a pressa.

Reação
Duramente criticado durante um programa de rádio na manhã de segunda-feira, ontem o prefeito Madeira usou o mesmo espaço e refutou todas as afirmações. Forjado em dura labuta, seis mandatos (quatro de deputado federal e dois de prefeito), Madeira lembrou que sempre foi protagonista. “Sou um líder, não uma ovelha que fica berrando e sendo guiada; vai pro abismo, vai pra dentro do mar, vai pro açougue”.

Mais
Por fim, destacou que oportunistas são aqueles que não compram a luta. “Defendi o nome do candidato Luís Fernando quando, como se viu, a imensa maioria dos que estão no governo e que deveriam apoiá-lo não fazia”. Madeira lembrou que sendo Luís Fernando o candidato de Roseana Sarney, quem ocupa cargos e está na base aliada tinha o compromisso de apoiá-lo, até em respeito à governadora.

Luta
O prefeito lembrou que chegou a viajar a cidades distantes de Imperatriz, mais de mil quilômetros (ida e volta), de carro para participar com Luís Fernando de reuniões. Nessas viagens (Presidente Dutra foi um exemplo), era baixo o número de “apoiadores”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário