domingo, 2 de março de 2014

Jardineira abre o Carnaval da Alegria em Imperatriz

Pai e filho brincam em paz no carnaval de Imperatriz.
Imperatriz - O primeiro dia de Carnaval em Imperatriz, na Região Tocantina, atraiu milhares de foliões aos dois circuitos oficiais da festança de Momo. Nas Praças Mané Garrincha e da Cultura, ouve grande participação popular e o clima foi marcado pela alegria e descontração.

O sábado da folia foi iniciado às 16h30min, com a concentração dos blocos em frente ao Estádio Frei Epifânio, no Circuito Mané Garrincha. A animação ficou por conta da Jardineira e a Banda Eternos Carnavais, patrocinados pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma).

A presença do público superou as expectativas da organização do evento e quem saiu de casa não se esqueceu de caprichar na fantasia. Pessoas de todas as idades caíram na folia e com entusiasmo celebraram a chegada do Carnaval. No sábado, também, foi aberta a segunda edição do Concurso de Fantasias Carnavalescas, que premia a cada dia, os três melhores participantes e o Concurso de Melhor Bloco Organizado. A novidade deste ano fica por conta da escolha da melhor casa decorada com adereços de Carnaval ao longo do percurso por onde a Jardineira desfila.

“Essa iniciativa foi bem aceita pela comunidade e a cada ano temos um número maior de brincantes aderindo aos concursos. Em 2014 ampliamos a premiação e queremos estimular ainda mais as pessoas a participarem”, destacou Lucena Filho, presidente da Fundação Cultural de Imperatriz.
 
A turma da melhor idade, também, marcou presença no Carnaval de Imperatriz.
Animação no primeiro dia
Durante a concentração dos blocos, a Banda Eternos Carnavais a bordo da Jardineira, que pela quinta vez consecutiva anima o Circuito da Mané Garrincha, fez um show a parte. As marchinhas carnavalescas, o frevo e as músicas tradicionais do Carnaval do Maranhão, deram o tom para a animação e o público não ficou parado um só instante.
“O carnaval de Imperatriz vem se consagrando ano, após, ano. O projeto com a Jardineira virou um enorme sucesso e o resultado nós estamos presenciando com a grande participação do público”, avaliou Marcelo Moreno, um dos coordenadores do evento.

A programação integra o “Carnaval do Maranhão - É só alegria no coração”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma). É realizada, em Imperatriz, em parceria com a Prefeitura e conta com o apoio das Secretarias de Estado de Comunicação Social (Secom), Segurança Pública (SSP) e Saúde (SES), além das demais secretarias municipais.
 
A concentração na Praça Mané Garrincha lotou com a presença de vários Blocos.
Mais folia
Na Praça da Cultura, no centro de Imperatriz, o corredor da folia também ficou lotado na noite de sábado. Animados pelas bandas Quiabo com Candirú, Arrochando o Frevo e Os Diplomatas, os foliões aguardavam a chegada do cortejo com a Jardineira. Sucessos do carnaval e as marchinhas carnavalescas foram o principal repertório da noite. 

Cento e cinquenta policiais militares trabalham neste Carnaval na segurança da cidade, sendo 60 deles distribuídos no Circuito da Praça da Cultura e mais um efetivo de 35 policiais no Circuito Mané Garrincha e no cortejo puxado pela Jardineira. Os outros PMs estão atuando no patrulhamento de todas as regiões da cidade e na fiscalização do trânsito.

Os homens do Corpo de Bombeiros, também, estão de prontidão nos circuitos oficiais da folia, enquanto outras equipes atuam em regime de plantão nas bases da unidade para o atendimento de possíveis ocorrências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário