quinta-feira, 6 de março de 2014

"Estrada do Arroz": luta destacada por deputado.

Imperatriz - Com a assinatura da ordem de serviço, pelo secretário Luís Fernando (Infraestrutura), para o inicio das obras na “Estrada do Arroz” (MA-386), ocorrida na última sexta-feira (28), o deputado estadual, Léo Cunha (PSC), contabiliza o atendimento de uma de suas mais antigas reivindicações ao Governo do Estado, e comemora o fim de uma luta que envolveu grande parte da classe politica da região Tocantina, aliada a persistência dos moradores dos povoados interligados pela via. 

O parlamentar lembra ter feito a solicitação pela primeira vez, no ano de 2008 quando assumiu a uma vaga na Assembleia Legislativa, sendo ainda suplente de deputado estadual. Em 2011, após assumir ao mandato como titular, Léo Cunha deu continuidade à luta repetindo a reivindicação à governadora Roseana Sarney (PMDB), nos anos que se seguiram. "Nunca desisti, pois conheço a história dessa estrada. São cinquenta anos de luta e esse era um sonho do meu pai que não teve o prazer de ver, como o de muitos que ficaram na história desse povoado. Mas eu tenho certeza de que muitos filhos irão presenciar esse momento especial, por que 2014 será o último ano de lama na estrada do arroz, será o último ano de sufoco,” disse.

O deputado ressaltou que, para que a obra saísse do papel, contou com o apoio de várias lideranças da região, mas, primordialmente, com a força dos moradores, que por diversas vezes se mobilizaram para cobrarem a recuperação da estrada, ele também agradeceu pela autorização da obra. O deputado destacou, também, a participação do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, que, segundo ele, quando ainda era deputado federal, lutou, também, por essa obra, e que agora durante o seu mandato autorizou a realização de vários serviços a fim de atenuar a situação da estrada, e que por várias vezes se reuniu com representantes da comunidade. 

Para ser executada a obra contará com recursos adquiridos junto ao BNDES e da contrapartida do Estado, o que totalizará um investimento de R$ 43.364.996,84. Depois de concluída, essa via dará um grande impulso à produção agrícola, que através dela, poderá chegar com mais facilidade aos pontos de comercialização, e ainda beneficiará os moradores, principalmente, dos povoados: Matança, Açaizal, Esperantina, Olho D’Água, Coquelândia, São Felix, Altamira, Petrolina, São Francisco e São Domingos.

No ato de assinatura o secretário de Infraestrutura, Luis Fernando, falou do compromisso do governo em recuperar e asfaltar as rodovias maranhenses, em especial, aquelas que como a “Estrada do Arroz”, servem para escoar a produção agrícola. “Quando a governadora aceitou a indicação que coloquei no programa Viva Maranhão de que as estradas da produção deveriam ser contempladas, ela fez o compromisso com o Fórum da Cidadania, fez compromisso com Imperatriz, com Cidelândia, com a região Tocantina e está cumprindo todos esses compromissos. Imperatriz já tem dezenas de obras do Estado, Cidelândia também tem, mas estava faltando a ‘Estrada do Arroz’. Esse é o último inverno que a estrada do arroz ainda não está asfaltada e com todas as suas pontes substituídas de madeira para concreto. Essa estrada é um divisor de águas na vida da região Tocantina e também na qualidade de vida de todas as famílias que nela moram. É, sem dúvidas, uma das maiores obras executadas na região”, disse o secretário. 

Texto: ASSESSORIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário