sexta-feira, 14 de março de 2014

Dia mundial do consumidor..

Imperatriz - Compras. Para muita gente essa palavra significa ir ao shopping e gastar com tudo o que tem direito. É sinônimo de lazer e diversão. Na data em que se celebra o Dia do Consumidor (15 de março), os compradores, clientes e fregueses de Imperatriz têm vários motivos comemorar.

Quem afirma isso é o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz, Francisco Almeida (Chico Brasil). Ele lembra que, devido aos avanços de mercado no Brasil, e, por consequência, no município imperatrizense, as empresas e prestadoras de serviços tem se preocupado mais com o atendimento ao cliente.

Segundo o presidente, o Código do Consumidor é uma das leis que mais funcionam no país, o que garante ainda mais melhorias nas prestações de serviços. Contudo, o que mantém as relações comerciais mais equilibradas é o que o presidente chama de consumidor consciente. “O Código do Consumidor foi aprovado em 1980 e é uma das leis que mais funcionam no país. Mas, independente disso, o que funciona mesmo é o consumidor consciente. Porque ele, o consumidor, quando tem conhecimento da sua força e dos seus direitos, por exemplo, quando é mal atendido, ele não volta mais na empresa. Não existe nenhum pecado maior, nenhuma justiça maior, do que o cliente deixar de procurar a empresa ou o profissional prestador de serviços” diz Chico Brasil.

Aumento de salário
Outro motivo de comemoração é o aumento do salário mínimo, que em 2014 fechou em R$724,00 (setecentos e vinte quatro reais). Entretanto, alguns setores do comércio aumentaram também seus produtos e serviços.

O presidente da CDL explicou os motivos dessa proporção: “isso é uma cadeia. O aumento de salário é exatamente um sensor que o Governo Federal usa para estar corrigindo o ganho do trabalhador brasileiro. Foi dessa forma que o Brasil melhorou sua renda per capita, mas sempre haverá essa ‘luta de braço’: o governo buscando recuperar a perda do trabalhador e algumas organizações financeiras procurando proteger o seu capital investido; mas é interessante: nós temos hoje um salário que vem justificando o aumento do consumo interno brasileiro e isso dá certa estabilidade para o setor industrial”.

Francisco Almeida, em sua fala, conclui: “O consumidor, de modo geral, está de parabéns e é ele que tem sido a principal ferramenta de crescimento econômico do planeta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário