quinta-feira, 13 de março de 2014

Bastidores da política desta quinta-feira...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira.

Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
Março 13, 2014

Articulação
Percebe-se claramente que está faltando articulação no governo Madeira. Coisas que poderiam ser amenizadas se transformam em “grandes problemas” por falta de quem converse e esclareça situações junto à população. Um exemplo é a mobilização de moradores de um bairro, cobrando a recuperação de ruas. Não apareceu ninguém para esclarecer que o bairro está no programa da prefeitura para a pavimentação das ruas. Inclusive, já há serviços de drenagem iniciados. Pipocam críticas, reclamações e tudo mais, porém não há o “contra-ataque”, embora haja argumentos, fatos. Na área política também parece estar havendo falhas, especialmente em relação à Câmara. No ano passado deixaram criar a CPI da Caema e depois tiveram que sofrer desgaste por conta do arquivamento da mesma. Na última terça-feira, um vereador aliado atacou um secretário.

Apoio
Repercutiu a “Moção de Apoio” assinada por Dom Gilberto Pastana, bispo da Diocese de Imperatriz, em torno da iniciativa do prefeito Sebastião Madeira em fazer cumprir a Lei do Silêncio, “tanto pelo que proporciona descanso para as tarefas diárias, como pelos índices de violência que caíram consideravelmente desde que se está procurando fazer cumprir esta Lei”. Também parabenizou o prefeito pela realização do carnaval apenas na Praça da Cultura, “evitando assim os excessos de gastos, quando da extensão desta manifestação até a Beira-Rio”.

Comunistas
O presidente municipal do PCdoB, Clayton Noleto, confirmou que acontecerá no próximo dia 28 a inauguração da nova sede do partido. Também deverão ser feitas novas filiações. A solenidade será a partir das 19h, com a presença do pré-candidato a governador Flávio Dino. A nova sede fica na rua Coriolano Milhomem, em frente ao camelódromo.

Então, tá!
Um dos assuntos predominantes na sessão de ontem da Câmara Municipal de Imperatriz foi a crise por que está passando o Cavalo de Aço. Vários vereadores se pronunciaram, inclusive o vice-presidente do clube, Buzuca, que assumiu o comando do time ainda ontem. O presidente Edivaldo Cardoso se afastou. Os vereadores cobraram apoio dos deputados. Chiquim da Diferro lembrou que Léo Cunha já vem ajudando. Em meio aos pronunciamentos, da galeria um cidadão gritou: - E os vereadores vão dar quanto para o time? Ao usar a palavra, o vereador Marco Aurélio sugeriu que, durante quatro meses, cada vereador doasse mil reais. Nenhum se manifestou...

Drama
Emocionada, a vereadora Fátima Avelino relatou os momentos de terror que viveu na madrugada de segunda-feira, quando sete bandidos invadiram a sua residência. Eles perguntavam sobre um cofre e ameaçaram sequestrar um neto da vereadora, de apenas 1 ano. Avelino revelou que entre os bandidos havia um que passou pela sua creche e outro filho de uma mulher que ela havia ajudado para resolver problema de saúde. Como os bandidos são do bairro, a vereadora vive assustada e não consegue dormir.

Desagradou
A fala do vereador Buzuca na sessão da Câmara de terça-feira desagradou, a começar pelo prefeito Madeira, todo o staff municipal. “Todos sabem das dificuldades que Imperatriz possui com um Orçamento que passa longe das necessidades que o dia a dia requer”, afirmou na manhã de ontem uma fonte da Coluna. E prosseguiu: “É, o vereador foi infeliz, sobretudo porque os trabalhos por ele reclamados já haviam sido iniciados”.

Madeira
Por sua vez, o prefeito Madeira afirmou a mais de um interlocutor que faltou ao vereador coragem para criticá-lo. Por isso, atacou um de seus secretários.

Tucanos de bico fino
Causou estranheza durante o episódio que nenhum vereador tucano tenha se levantado em defesa do secretário Roberto Alencar. Aliás, sempre foi assim desde os tempos em que Madeira era deputado federal. A bancada tucana sempre foi melhor de ouvidos que de bico. Ontem, um leitor lembrou a falta que o vereador Hamilton Miranda faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário