quinta-feira, 6 de março de 2014

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira.

Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
Março 6, 2014

2014 agitado
Dizem que no Brasil o ano só começa depois do carnaval. Assim sendo, 2014 está se iniciando agora. E como há Copa do Mundo e eleições, será um ano agitado. As atenções estarão voltadas para estes dois acontecimentos. E não esquecendo que haverá muita manifestação. A Copa começa dia 12 de junho, mês em que acontecem as convenções em que os partidos homologam as candidaturas ao pleito. A Copa termina dia 13 de julho. E o país passa a “respirar” apenas eleições. Prosseguem as campanhas dos candidatos até o dia 4 de outubro e no dia seguinte, a votação. E ontem, Quarta-Feira de Cinzas, o brasileiro já “iniciou” 2014 com uma vitória da seleção brasileira contra a África do Sul.

Sucesso
Falam os que são adversários políticos da administração municipal-estadual; falam os que tiveram interesses próprios contrariados. Mas quem participou do carnaval de Imperatriz não tem do que reclamar. Tranquilidade e muita animação. Multidão atrás da Jardineira e na Praça da Cultura. Carnaval das 17h até às 24h. Tempo suficiente para se divertir. Assim foi o carnaval “modesto” de Imperatriz e que não precisa mais do que isso. Até político que passou a semana que antecedeu o carnaval fazendo críticas não perdeu um dia. Quem brincou, gostou.

Segurança
Durante os quatro dias de folia foram registrados apenas dois assassinatos. Mas nenhum teve ligação com o carnaval. Foram fatos isolados. Portando, Imperatriz teve um carnaval tranquilo.

Será?
Surgem comentários em São Luís de que a pré-candidata a governadora Eliziane Gama (PPS) poderia abrir mão para se aliar a Flávio Dino em troca de uma candidatura ao Senado. E aí, como ficaria Roberto Rocha (PSB), que é o pré-candidato do grupo a senador? Confusão à vista.

E...
A desistência de Eliziane Gama não iria agradar nem um pouco a viúva de Jackson Lago, Clay Lago, e o filho Igor. Eles deixaram o PDT e foram para o PPS por causa de Eliziane, em quem acreditam que possa fazer as reais mudanças que a oposição ao Grupo Sarney tanto prega. Também os dois não querem acordo com Flávio Dino, em função das eleições de 2010, em que Jackson Lago foi prejudicado por conta de boatos de dinistas.

Substituição
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu que os partidos só podem substituir seus candidatos 20 dias antes da eleição. O prazo era de 24 horas antes do pleito.

Prefeitos
Proposta de Emenda Constitucional (PEC) concede aos prefeitos legitimidade para propor ação direta de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade. Para o autor da medida, deputado Valtenir Pereira (Pros-MT), “os municípios não podem ficar afastados de tal prerrogativa”. Pela Constituição de 1988, podem propor a ação o Presidente da República, mesas da Câmara e do Senado, mesa de Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal, governador, o procurador-geral da República, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, partido político com representação no Congresso Nacional e confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário