terça-feira, 9 de julho de 2013

Pipas, um perigo mortal...

Imperatriz - Com a chegada das férias escolares, as crianças e adolescentes buscam diversão e entre as atividades preferidas da garotada está a de empinar pipas. Porém, é preciso muito cuidado, já que essa simples atividade pode colocar em risco a vida de muitas pessoas e ainda causar problemas na rede elétrica.

Segundo dados da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) de janeiro a junho deste ano, esta brincadeira foi responsável por 1.021 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia elétrica afetando 906.291 mil consumidores em todo o Estado do Maranhão.

O uso do cerol (mistura cortante feita com cola, vidro e as vezes de materiais condutores de energia) é um dos principais causadores dos desligamentos, pois geralmente causam o rompimento dos cabos de energia quando entram em contato com a rede elétrica. Além disso, muitos curtos circuitos são provocados pela tentativa de retirada de papagaios presos aos cabos.

De acordo com o executivo de segurança da CEMAR, Francisco Ferreira, a brincadeira é muito antiga e divertida, “mas é importante que os pais orientem seus filhos para que não ocorram acidentes. O uso do cerol pode danificar a rede elétrica ou causar acidentes, subir em postes, torres, lajes, árvores, invadir subestações na tentativa de recuperar pipas são as principais causas de acidentes. Para se evitar situações desagradáveis sugerimos praias, praças, campos de futebol ou outros lugares abertos distantes da rede elétrica para a prática da brincadeira”, disse Francisco.

Além dos prejuízos causados pela falta de energia, e em alguns casos, provoca também danos elétricos aos eletrodomésticos e eletroeletrônicos. A CEMAR também alerta para os riscos à segurança que a brincadeira com pipas pode trazer quando praticada próxima à rede elétrica.  Segundo Francisco geralmente os acidentes acontecem quando o papagaio fica preso na rede elétrica e as crianças tentam retirá-lo utilizando materiais condutores, como pedaços de madeira ou barras metálicas. O contato com a rede elétrica pode ser fatal, além do risco de queda da pessoa em função do impacto causado pelo choque elétrico. Há também o perigo de atropelamento quando as pessoas correm pelas ruas tentando recuperar pipas que tiveram a linha rompida. As lesões mais comuns resultantes da brincadeira são cortes, queimaduras muita das vezes irreversíveis, fraturas e até mesmo a morte devido aos tipos de acidentes apontados. 

Sem falar o risco que a linha da pipa pode causar para quem trafega de moto ou bicicletas. Algumas pessoas já tiveram cortes no pescoço por conta disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário