sábado, 22 de dezembro de 2012

Bastidores da política deste sábado................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste sábado, 22 de dezembro de 2012, escrita pelo jornalista Coló Filho. 

Bastidores
Dezembro 22, 2012

Grave
Há muito vêm sendo denunciados casos de agressões contra cidadãos praticadas por moradores de rua, ou flanelinhas, como queiram. De vez em quando, prendem um, depois que o leite está derramado, ou melhor, o sangue, mas não se vê uma medida rígida para acabar de vez com essa pouca vergonha que vem acontecendo nas praças, nas portas de restaurantes, enfim, em todos os pontos da cidade. Mais um caso é registrado, só que agora se ferraram, porque mexeram com uma autoridade, o juiz de direito Marcelo Baldochi, vítima de tentativa de assassinato nas proximidades de uma pizzaria. Não faz muito tempo, um procurador foi ameaçado. Ontem, foi divulgada na imprensa uma matéria da assessoria da prefeitura mostrando uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Social. Aos moradores de rua são oferecidas passagens, mas eles não aceitam voltar para a sua cidade, que assim se livra deles e os imperatrizenses é que ficam à mercê desses violentos, os quais passam o dia bebendo cachaça e muitos também usando crack. Mas agora não é possível que não surja uma luz no fim do túnel. Aguardar.

Esfriou
Festas de Natal e de fim de ano, a política esfria e os assuntos voltam a dominar as rodadas somente a partir de 1º de janeiro, quando prefeitos e vereadores eleitos e reeleitos em outubro tomam posse, novos secretários são nomeados e ainda tem a eleição da presidência da Câmara, embora no caso de Imperatriz já seja um fato consumado, com Hamilton Miranda garantido na sua re-reeleição. Depois vem o carnaval, e passada essa folia o assunto predominante serão as eleições de 2014, quando no Maranhão teremos uma polarização possivelmente entre dois candidatos que ainda não ocuparam a principal cadeira do Palácio dos Leões – Luís Fernando e Flávio Dino.

Ausente
A ex-candidata a prefeita Rosângela Curado não foi vista com a governadora Roseana Sarney na sua visita a Imperatriz no início da semana, quando visitou e inaugurou obras. O ex-prefeito Ildon Marques esteve na inauguração da Avenida Pedro Neiva de Santana. Ele, inclusive, foi escolhido pela governadora para receber a Medalha Ordem dos Timbiras, no Grau de Comendador do 4º Centenário de São Luís. Mostra que não está assim tão azedo o relacionamento entre os dois, como muitos pregam.

Mudança no novo
Aproveitando que o governo federal vai adiar para 2016 a entrada em vigor das novas regras, senadores e professores já manifestam interesse em fazer mudanças no novo acordo ortográfico. Discordâncias em torno das mudanças na grafia ainda precisam ser resolvidas, tanto no Brasil como no exterior.

Veja só
Os réus do mensalão foram julgados e condenados pelo STF. Mas o presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, negou o pedido do procurador-geral da República de prisão imediata dos condenados. Tudo bem. Já políticos que estão ainda sendo investigados, não existindo ainda nenhuma condenação, são presos em operações da PF. Coisas da lei...

Contingências
As festividades de Final de Ano, os eventos públicos e particulares e as decorações para natal e ano novo exigem, em todo o Estado, um planejamento especial. Com o objetivo de garantir a continuidade no fornecimento de energia elétrica e rápido restabelecimento do sistema elétrico em caso de falta, a CEMAR elabora todos os anos o Plano Operacional Especial de Final de Ano. O plano foi apresentado para a imprensa, nessa quinta-feira (21), no auditório do Escritório Regional da Companhia. O planejamento prevê a atuação estratégica de equipes em pontos de maior concentração de pessoas. Entre o Natal e a Virada, trabalharão 164 profissionais entre engenheiros, eletricistas e técnicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário