domingo, 16 de dezembro de 2012

Bastidores da política deste domingo................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste domingo, 16 de dezembro de 2012, escrita pelo jornalista Coló Filho. 

Bastidores
Dezembro 16, 2012

Ação
O Ministério Público Federal teria ingressado com uma ação civil pública solicitando a paralisação das obras da Suzano em Imperatriz. Mas a Justiça não teria concedido a liminar, alegando que primeiro vai ouvir as partes. Consta que o MPF-Imperatriz alega que a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Maranhão não é o órgão competente para conceder a licença ambiental, já que os efeitos da obra atingiriam dois estados – Maranhão e Tocantins. Nesse caso, o órgão para expedir tal licença seria o IBAMA.

Doeu
A solenidade de entrega dos diplomas aos eleitos em 7 de outubro foi marcada pelo duro discurso do promotor de justiça do Meio Ambiente, Jadilson Cirqueira. Alguns não gostaram, entendendo que o momento não era para tratar sobre meio ambiente, principalmente porque ele estava ali como promotor eleitoral. Mas a maioria gostou do que ouviu do promotor. Pode até ser que o momento era impróprio. O problema é que a verdade dói, e aí a insatisfação de alguns.

Não sei...
Perguntado qual a secretaria que iria assumir a partir de janeiro, o ainda vereador Joel Gomes Costa desconversou. “O prefeito Madeira nunca falou comigo sobre esse assunto”. Joel é um político experiente e claro que não vai colocar os pés diante das mãos. Vai falar somente no momento certo. Mas a sua ida para o secretariado municipal é certa.

Obras
A governadora Roseana Sarney deverá chegar hoje à tarde ou na manhã de segunda-feira em Imperatriz. Acompanhada do prefeito Madeira, ela visitará obras, inaugurará a duplicação da Avenida Pedro Neiva de Santana, se reunirá com lideranças políticas e distribuirá sementes de milho, além de participar da festa de confraternização de servidores do estado. Roseana só retorna a São Luís na terça-feira.

Como sempre
Nos últimos dois dias a cidade está enfrentando o velho problema da falta de água. E a Caema, como sempre, não dá nenhuma satisfação ao consumidor. Aliás, não tem uma estatal pior do que essa. Por outro lado, já está anunciando o realinhamento tarifário a ser efetivado a partir de 1º de janeiro. Será a segunda parcela do reajuste autorizado em novembro de 2011. Então, prepare o bolso...

Diplomação
No próximo dia 19 acontecerá a diplomação do prefeito eleito, vice e vereadores do município de Buritirana. A solenidade começará às 9 horas, na Igreja Assembleia de Deus. O prefeito eleito é Vagtônio Brandão, tendo como vice Jerry Barbosa. Os vereadores são Gyedre Silva Matos, Jairo Gomes Soares, Joaquim Albino Costa, José Ribamar de Sousa, Marivan Pereira de Melo, Raimundo Aires Pereira, Solimar de Sousa do Nascimento e Valmir Pereira Lima.

Polêmica
A proposta de emenda à Constituição (PEC 37/11) que garante exclusividade das investigações criminais às polícias Federal e Civil segue gerando polêmica. A PEC pretende limitar os poderes investigativos na esfera criminal às polícias Civil e Federal, inviabilizando a atuação de outros órgãos, como o Ministério Público.
De um lado, integrantes do Ministério Público lançaram uma campanha contra o que chamam de PEC da impunidade. Na outra ponta, representantes de policiais defendem a medida.

Presente
Pretensa candidata a governadora pelo PPS, em 2014, a deputada estadual Eliziane Gama participou da abertura da 19ª Convenção dos Ministros da Assembleia de Deus no Sul do Maranhão realizada em Imperatriz e que tem como presidente o Pastor Raul Cavalcante. Acompanhada pelo prefeito reeleito Sebastião Madeira (PSDB) e do vice-prefeito Pastor Porto (PPS), Eliziane Gama participou da mesa de trabalhos da convenção, que reuniu líderes evangélicos de 38 municípios da região sul do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário