quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Bastidores da política desta quarta................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quarta-feira, 19 de dezembro de 2012, escrita pelo jornalista Coló Filho. 

Bastidores
Dezembro 19, 2012

Mudando
Sente-se em Imperatriz um clima mais favorável à governadora Roseana Sarney. Até as eleições de 2010, a rejeição ao seu nome era assustadora. Basta ver que ela obteve apenas 14% dos votos de mais de 150 mil eleitores. A sua visita à cidade neste início de semana mostrou que o quadro já mudou muito. Pessoas arredias já se aproximam e há aqueles que agora são roseanistas desde criancinhas. A parceria do governo com a prefeitura e os investimentos que vem fazendo na cidade são as causas desse novo momento que ela vive na cidade, onde já foi bem votada, quando disputou a primeira eleição para o governo. Não se pode negar que nestes dois últimos anos Roseana tem investido forte em Imperatriz. São muitas obras, que só os radicais não querem enxergar. É por estar trabalhando que ela já alcança uns 30% da aceitação popular, o que é já muito. Afinal, só tinha 14%. E a tendência é subir mais...

Secretariado
Pós-reeleição, deve prevalecer no governo Madeira a máxima de que “em time que está ganhando não se mexe”, ou mexe pouco, acrescentamos nós. Secretários novos, um máximo de dois, que podem chegar a quatro. Já divulgado, Joel Costa vai para o lugar do ouvidor Daniel Silva, que assumirá a recém-criada Secretaria de Assuntos Fundiários, e a Institucional, que vai funcionar em Brasília (cota do PV). O PTB quer a de Trânsito, mas não vai conseguir, fica onde está, na Juventude. O PP permanece com Esportes. Na Comunicação é cogitado um novo nome e comenta-se que o atual titular, Elson Araújo, já teria sido comunicado. Se confirmado, deve ir para a Cultura. O PMDB terá mesmo uma secretaria e desta sairá o único nome que realmente deixará o governo. Finalmente, pode haver ainda uma surpresa, mas a Coluna guarda este nome (do atual e futuro) a sete chaves. É conferir!

Mudanças
Seria salutar, até para dar uma nova injeção de ânimo no governo, a realização de algumas mudanças no secretariado de Madeira. Até porque em alguns setores a máquina está precisando de peças novas. Com o tempo, algumas se desgastam.

E...
A preocupação de alguns é saber onde Madeira vai acomodar aliados de Roseana filiados ao PMDB para cumprir acordos, se é que foi feito algum nesse sentido. Cargos há muitos, o problema é mexer com quem já está no ninho há muito tempo. A não ser que preencha vagas no time da segunda divisão. Ou melhor, do segundo escalão.

O que será ?
O deputado estadual Raimundo Cutrim (PSD) estaria decidido a pedir a reabertura das investigações do assassinato do jornalista Décio Sá. O que será que o deputado está vendo de novo no caso, dado pela polícia como elucidado? Cutrim, como se sabe, é delegado licenciado da Polícia Federal. Também foi secretário de Segurança. Portanto, experiência é o que não lhe falta. Algo estranho no ar...

Garantida
Por 4 votos a 2, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deferiu o registro de candidatura da prefeita de Amarante do Maranhão, Adriana Ribeiro (PV), que foi reeleita no dia 7 de outubro. Mas ainda cabe recurso no TSE. Adriana foi acusada de abuso de poder político por ter concedido aumento salarial a funcionários da Prefeitura no período eleitoral. Mas para o Ministério Público Eleitoral, o reajuste foi setorial e não geral.

Eles disseram
“O partido não pode deixar de reconhecer o trabalho do Governo do Estado em Imperatriz, sobretudo através do apoio de Luís Fernando. Esse é o homem”. Secretário municipal de Governo, Lula Almeida.
“Não posso deixar de dizer para o PSDB sobre quem tem ajudado Imperatriz. O Luís Fernando foi o responsável pela chave que abriu as portas dos benefícios do Governo para a nossa cidade”. Prefeito Sebastião Madeira.
As declarações foram feitas durante a confraternização realizada pelo Diretório Municipal do PSDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário