sexta-feira, 27 de maio de 2011

Gol olímpico, capacidade ou falha?

Gol olímpico é o gol marcado direto de uma cobrança de escanteio. Em 1924, as regras do futebol passaram a validá-lo. Assim,o primeiro gol olímpico foi marcado por Billy Alston, na Escócia, a 21 de agosto do mesmo ano.

O termo "gol olímpico" surgiu num jogo amistoso entre as seleções da Argentina e do Uruguai, em 2 de outubro de 1924. O autor do gol foi o atacante argentino Cesáreo Onzari e a sua equipe ganhou por dois a um. Os argentinos chamaram o gol de olímpico para ironizar a seleção uruguaia, que havia ganho o torneio da olímpiada de Paris. 

Mas gol olímpico, é capacidade de quem o faz ou falha do goleiro?

Vários jogadores brasileiros fizeram belos gols olímpicos, deste Pelé, Rivelino, Zico, Éder, Nelinho, Marcelinho, Petkovic, entre outros. Estes jogadores e tantos outros não citados, faziam gols olímpicos por conta da capacidade e facilidade que tinham em bater bem na bola ou porque os goleiros falharam? Claro que existem gols olímpicos que são falhas gritantes dos goleiros.

Na derrota do Imperatriz para o Moto Club, na última quina-feira, 26, em São Luís, por 2 x 0, o 1º gol Rubro Negro foi olímpico feito pelo jogador Jadinho. Muitos torcedores e profissionais da imprensa, estão crucificando o goleiro Emanuel, debitando a ele a falha no lance. 

Veja como é o futebol. No último jogo do turno contra o Maranhão, em Imperatriz, Emanuel saiu de campo como melhor jogador da partida. Salvou o Cavalo de Aço e todos, sem excessão, o elogiaram e chegaram a dizer que o time tinha um goleiro dentro do plantel e não sabia. Bastou tomar um gol olímpico para não prestar mais e pedirem a contratação de outro goleiro.

Emanuel é um jogador tranquilo, trabalhador, não cria problemas e é prata de casa. Como poderemos valorizar nossa prata de casa atirando pedra no primeiro obstáculo? Mesmo que Emanuel tivesse falhado, o que não concordo, é hora da torcida, principalmente, a torcida, dar força e moral a ele. Afinal de contas, além de ser jogador revelado no Cavalo de Aço, tem um potencial enorme e com certeza ainda vai provar o seu valor com a camisa do Imperatriz.

Mas deixo a pergunta no ar: gol olímpico, é qualidade de quem o faz ou falha do goleiro?


Texto: Carloto Júnior.



Nenhum comentário:

Postar um comentário