sábado, 29 de novembro de 2025

Calçada Livre tem primeira ação no Calçadão

Primeira etapa do projeto Calçada Livre orienta comerciantes e pedestres sobre o uso adequado das calçadas.
(Foto:
Márcia Cardinot)

Imperatriz - A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (SEPLU), realizou na manhã da quarta-feira (26), no Calçadão, a primeira ação do projeto Calçada Livre, iniciativa que busca orientar comerciantes, ambulantes e pedestres sobre o uso adequado dos passeios públicos e a importância da acessibilidade urbana. Essa atividade marca o início do cronograma do projeto, que seguirá ao longo do mês com panfletagens e atividades educativas em diferentes pontos da cidade. O secretário da SEPLU, José Ribamar, afirmou que o projeto será desenvolvido de forma contínua. “Na próxima semana teremos as blitz e palestras em ambientes comerciais”, informou. Ele também ressalta a importância das calçadas livres para a segurança dos pedestres. “Uma pessoa que utiliza a calçada está livre de um acidente de trânsito. Se ela não pode utilizar essa calçada por algum obstáculo, ela vai disputar espaço com o carro, moto, ou bicicleta, e isso acaba acarretando riscos”, explicou.

A iniciativa faz parte da Lei Municipal das Calçadas nº 1.642/2016, que estabelece normas para construção, manutenção e uso adequado destas vias públicas. Segundo as recomendações da SEPLU, a calçada também deve estar livre de buracos, desníveis e obstáculos como lixo, vasos, placas ou veículos estacionados irregularmente. O comerciante Rosimar, que acompanhou a mobilização, aprovou a iniciativa. “O povo vai ter a liberdade de passar nas calçadas limpas e padronizadas, garantindo o direito de ir e vir. Isso beneficia muito a população”, disse. A melhoria das calçadas representa um avanço para quem utiliza diariamente o centro da cidade e, segundo Rosimar, muitas pessoas ainda não têm o hábito de manter o ambiente limpo e seguro. “O Calçadão é para ser um símbolo de mostrar a beleza e a limpeza da cidade”, completou.

Para informações, dúvidas ou denúncias, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano através do contato: (99) 9.9154-5362.

Texto: Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário