domingo, 1 de setembro de 2013

Bastidores da política deste domingo...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da Coluna Bastidores, escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal o Progresso, edição deste sábado.

Bastidores
Setembro 1, 2013

Violência
Finalmente o Congresso Nacional começou a se preocupar com a situação do professor na sala de aula. O profissional sofre todo tipo de violência de alunos e pouco se vê punição. Pelo contrário, tem é muito professor sendo processado porque reagiu a uma ação de maus alunos. Quem tem professor na família sabe o que ele passa. Sofre agressão física e verbal, deboche, ameaça, ouve palavrões e outras coisas mais. É por isso que professor vive estressado ou com outro problema de saúde. Bom, mas agora a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal aprovou proposta que cria a política de prevenção à violência contra os profissionais do magistério. O texto prevê medidas punitivas como o afastamento temporário ou definitivo ou a transferência do estudante infrator, assim como a licença remunerada do professor que estiver em situação de risco.

Empossado
São Miguel do Tocantins tem novo prefeito. Na noite de sexta-feira a Câmara Municipal deu posse ao vice-prefeito Valdecy Pereira dos Santos, o Valdo. O prefeito Francisco de Sousa Lopes, mais conhecido como Dino, teve o mandato cassado sob acusação de fraude em licitações, superfaturamento de obras e outras irregularidades. Dino está recorrendo ao Tribunal de Justiça.

Eleições
Hoje haverá novas eleições em municípios de cinco Estados. Entre as cidades está Taipas do Tocantins. Três candidatos a prefeito registraram chapa: Joaquim Carlos Azevedo (PSD), Maria do Socorro Carvalho dos Santos (PSDB) e Enivaldo Ferreira dos Santos (PV). Também acontecerão eleições cm Goiatuba-GO, Santana de Cataguases-MG, Soledade-PB e Augusto Pestana-RS. Os novos pleitos ocorrerão porque as eleições de outubro do ano passado nessas cidades foram anuladas pela Justiça Eleitoral, uma vez que o registro de candidatura dos candidatos a prefeito que obtiveram mais de 50% dos votos válidos foi indeferido. Assim, a Justiça Eleitoral anulou os votos recebidos por tais candidatos, que ficaram impedidos de serem diplomados e empossados.

Doeu no bolso
Há muitas reclamações contra o reajuste das taxas cobradas pelo DETRAN-MA. Os proprietários de veículos acharam um absurdo o aumento. Tem taxa que o valor teria dobrado.

Sem fim
Qual será o próximo capítulo da novela “Serra Pelada: Ouro de Tolo”? O último foi a tentativa de invasão da mina articulada por uma das diretorias da Coomigasp (isso mesmo, tem duas!). A Polícia Militar reagiu duramente contra garimpeiros. Alguns teriam sido baleados. A situação naquele garimpo já passou do limite. Tá na hora de uma intervenção por parte do Governo Federal, já que nada é resolvido em benefício do garimpeiro e a tensão só aumenta.

Mais um
Aproveitando a passagem do Dia do Bancário, comemorado no dia 28 de agosto, o deputado estadual Bira do Pindaré (PT) apresentou projeto de lei que institui o feriado estadual bancário em comemoração ao dia, a exemplo do que já ocorre em Estados como Paraíba e Piauí e em diversas cidades.

Oitivas
A Comissão Parlamentar da Verdade da Assembleia Legislativa do Maranhão começará o procedimento de oitivas das pessoas que foram vítimas do período da Ditadura Militar no Maranhão. A programação começa nesta segunda-feira (2) e se estende até a quinta-feira (5), com a realização de uma audiência pública e visita à Sociedade Maranhense de Direitos Humanos. Até o final do ano a CPV encaminhará seu relatório à Comissão Nacional da Verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário