terça-feira, 3 de setembro de 2013

Bastidores da política desta terça...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da Coluna Bastidores, escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal o Progresso, edição desta terça-feira.

Bastidores
Setembro 3, 2013

Ressuscitando
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu na sexta-feira (30) o pedido de registro do estatuto da Aliança Renovadora Nacional (Arena), que pretende concorrer às eleições de 2014. A Arena pede que seja concedido seu registro provisório e sejam autorizados os registros de suas direções estaduais sem o requisito de assinaturas de apoio de eleitores à criação de partido, exigido pela legislação, para que possa obter seu registro definitivo automático. A sigla solicita que não seja “disponibilizado nenhum direito de Arena, cota de Fundo Partidário ou similares, e também sejam proibidas as coligações em quaisquer níveis com a Aliança, eis que é de nossa responsabilidade comprovar unitariamente o caráter nacional, com votos diretos à Aliança e seus candidatos”. A Arena foi um partido criado em 1965 com a finalidade de dar sustentação ao regime militar, que implantou o bipartidarismo. Além dela, tinha o MDB, hoje PMDB. Em 1979 a Arena deixou de existir, surgindo o PDS, que depois tornou-se PFL.

Há controvérsia
O novo nome do município de Governador Edison Lobão deverá ser mesmo Ribeirãozinho do Maranhão. Alegaram que não poderia colocar só Ribeirãozinho, porque já existe um no Mato Grosso. Mas será que isso tem fundamento mesmo? Porque já existia Palmas no Paraná e colocaram o mesmo nome na capital do Tocantins. E Santa Inês existe na Bahia, Maranhão, Paraíba e Paraná. Tem Bom Jardim no Maranhão, Pernambuco e Rio de Janeiro. Há municípios com o mesmo nome em até cinco estados. Bom, mas já que bateram o martelo, deixa pra lá.

E...
Já que estão mudando o nome do município, vamos ver se também muda a mentalidade dos administradores de Ribeirãozinho do Maranhão. Porque o município, criado em 10 de novembro de 1994, até agora não teve sorte com os seus administradores. É aguardar.

Privativo
Em prédio que serve de alojamento para funcionários, uma empresa que presta serviço à Suzano está usando espaço público para estacionamento privativo, na Getúlio Vargas. Pode? Ontem, um cidadão estacionou o carro no local e um funcionário da empresa foi chamar o guarda da Setran. Só que quando ele chegou, o motorista já tinha saído. Aqui tá assim, todo mundo “privatizando” as ruas. Se não bastassem os camelôs que tomaram conta das áreas de estacionamento, colocam as barracas em cima e abaixo da calçadas, em plena Getúlio Vargas. E o poder público, nada. Aliás, é bom mesmo nem mexer, porque sempre aparecem os oportunistas e os hipócritas...

Mui amigo
Como que dissesse que Edivaldo Holanda (PTC) e a administração municipal estão queimados, o ex-governador José Reinaldo Tavares sugeriu ao pré-candidato Flávio Dino (PCdoB) que se afaste do prefeito de São Luís para não se desgastar.

Martelando
Em mais um artigo, Igor Lago volta a disparar a metralhadora em direção a um dos grupos da oposição, notadamente o liderado pelo pré-candidato Flávio Dino. O filho do ex-governador Jackson Lago aproveita para defender a candidatura de Eliziane Gama. “Devemos ver com bons olhos, e torcer muito, para que a pré-candidatura ao governo da deputada estadual Eliziane Gama (PPS) consiga superar todos esses obstáculos e sensibilizar parte das oposições. A tarefa não é simples e pequena. A camisa de força está aí, no nosso dia-a-dia. Cabe a todos nós, que pensamos diferente, ajudar a tirá-la”, afirmou.

Medo
Veja até que ponto a coisa chegou. Médicos selecionados para Belo Horizonte dentro do programa Mais Médicos estão com medo de retaliação dos próprios colegas. Os profissionais não querem expor seus rostos na mídia porque temem sofrer represália de outros médicos por terem aderido ao programa do governo federal. Não são os cubanos, entendam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário